Seduc prorroga inscrições para a Olimpíada de História de Alagoas
Equipes podem se inscrever até 31 de julho; olimpíada busca promover e valorizar a diversidade afroindígena alagoana
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada de História de Alagoas (OLHAL), que não acontece desde 2019, em razão da pandemia, mas será retomada este ano. Agora, as equipes podem se inscrever até o próximo dia 31 de julho, acessando o endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br/avisos/3178-4-olimpiada-de-historia-de-alagoas. Já os prazos para homologação das inscrições e para divulgação das equipes inscritas também foram prorrogados, para 11 e 18 de agosto, respectivamente.
A portaria que prorroga as inscrições foi publicada na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial do Estado. A olimpíada busca ofertar aos estudantes da rede estadual não apenas a oportunidade de conhecer a história de Alagoas, mas também fomentar o sentimento de pertencimento e respeito à diversidade afroindígena alagoana, como destaca o secretário executivo de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Daniel Marinho.
“Alagoas é a única unidade da Federação que promove uma olimpíada especialmente voltada para a sua própria história. Nosso estado tem uma história riquíssima, o que só reforça o alcance de iniciativas como essa, valorizando ainda mais a diversidade do povo alagoano”, afirma o também professor de história.
Podem participar estudantes regularmente matriculados na rede estadual e que estejam cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. As escolas devem organizar suas equipes com até três estudantes e um professor orientador, que será responsável pela inscrição do grupo e pelo fornecimento dos dados de cada componente.
Este ano, a olimpíada será dividida em três fases. Na 1ª delas, os candidatos terão que se submeter a uma prova com 20 questões objetivas, sendo classificadas para a fase seguinte até 10 equipes de cada uma das treze Gerências Especiais de Educação (GEEs). Na 2ª, será a vez de o candidato fazer uma prova subjetiva e uma redação, com até cinco equipes de cada GEE avançando para a 3ª e última etapa - que acontecerá de forma presencial, em local a ser indicado pela comissão organizadora.
A olimpíada de conhecimento também prestará homenagem à alagoana Virgínia de Moraes, mestre de reisado, autora, intérprete e compositora de cantigas da cultura popular alagoana.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
