Seduc prorroga inscrições para a Olimpíada de História de Alagoas
Equipes podem se inscrever até 31 de julho; olimpíada busca promover e valorizar a diversidade afroindígena alagoana

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada de História de Alagoas (OLHAL), que não acontece desde 2019, em razão da pandemia, mas será retomada este ano. Agora, as equipes podem se inscrever até o próximo dia 31 de julho, acessando o endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br/avisos/3178-4-olimpiada-de-historia-de-alagoas. Já os prazos para homologação das inscrições e para divulgação das equipes inscritas também foram prorrogados, para 11 e 18 de agosto, respectivamente.
A portaria que prorroga as inscrições foi publicada na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial do Estado. A olimpíada busca ofertar aos estudantes da rede estadual não apenas a oportunidade de conhecer a história de Alagoas, mas também fomentar o sentimento de pertencimento e respeito à diversidade afroindígena alagoana, como destaca o secretário executivo de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Daniel Marinho.
“Alagoas é a única unidade da Federação que promove uma olimpíada especialmente voltada para a sua própria história. Nosso estado tem uma história riquíssima, o que só reforça o alcance de iniciativas como essa, valorizando ainda mais a diversidade do povo alagoano”, afirma o também professor de história.
Podem participar estudantes regularmente matriculados na rede estadual e que estejam cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. As escolas devem organizar suas equipes com até três estudantes e um professor orientador, que será responsável pela inscrição do grupo e pelo fornecimento dos dados de cada componente.
Este ano, a olimpíada será dividida em três fases. Na 1ª delas, os candidatos terão que se submeter a uma prova com 20 questões objetivas, sendo classificadas para a fase seguinte até 10 equipes de cada uma das treze Gerências Especiais de Educação (GEEs). Na 2ª, será a vez de o candidato fazer uma prova subjetiva e uma redação, com até cinco equipes de cada GEE avançando para a 3ª e última etapa - que acontecerá de forma presencial, em local a ser indicado pela comissão organizadora.
A olimpíada de conhecimento também prestará homenagem à alagoana Virgínia de Moraes, mestre de reisado, autora, intérprete e compositora de cantigas da cultura popular alagoana.
Últimas notícias

Policial civil acusado de homicídio e quatro tentativas será julgado nesta quinta (11), em Maceió

Condutor desvia carro de buraco e sofre acidente de trânsito em Arapiraca

Mulher perde controle de moto e é atingida por ônibus em Penedo

Guarda Municipal prende suspeito de furtar fios de cobre da Procuradoria de Maceió

Polícia prende mulher condenada por integrar crime organizado em União dos Palmares

Polícia prende homem acusado de estuprar e engravidar enteada em Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
