Palmeira dos Índios desenvolve ações voltadas para alfabetização e combate à evasão escolar
O Programa “Escola 10” representa um pacto pela Educação em Alagoas, integrando as redes estadual e municipal de ensino
A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo ações preparatórias para a aplicação das avaliações do SAEB 2023 nas unidades escolares e implementado o trabalho com as ações do Programa Escola 10. Palmeira dos Índios se destaca pelo compromisso com a educação e o progresso dos alunos da rede pública. Esta iniciativa busca garantir que todos os estudantes aprimorem seus níveis de alfabetização em língua portuguesa e matemática, bem como a taxa de participação na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Além disso, visa combater os índices de analfabetismo e evasão escolar.
Uma estratégia inovadora nas escolas do município é a realização dos “Aulões Preparatórios”, que permitem aos estudantes reforçar as suas habilidades em língua portuguesa e matemática. Esses aulões complementam o currículo regular e incentivam a interação entre alunos e professores, proporcionando um ambiente propício para esclarecimento de dúvidas e exploração mais profunda de conceitos.
Os Articuladores de Ensino participam constantemente de encontros formativos, momentos pedagógicos, oficinas e na construção dos do plano para auxiliar os articuladores dentro da escola. São realizadas visitas as unidades escolares para análise dos índices escolares, bem como avaliação do aprendizado dos estudantes do 5° anos e 9° anos através de simuladão Palmeira e da Provinha Palmeira.
O Programa “Escola 10” representa um pacto pela Educação em Alagoas, integrando as redes estadual e municipal de ensino. Este esforço conjunto visa elevar a qualidade do ensino público e aumentar o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O compromisso firmado entre as esferas estadual e municipal inclui ações para elevar a proficiência dos estudantes do ensino fundamental em Língua Portuguesa e Matemática, além de reduzir as taxas de abandono, reprovação e distorção idade-série. Isso também se encaixa no âmbito do Programa Criança Alfabetizada, que visa alfabetizar crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental.
As metas estabelecidas para o município são atingir médias de 6,2 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais. Valéria Vieira, articuladora e coordenadora do Programa “Escola 10″em Palmeira dos Índios, ressalta a importância desse esforço colaborativo para o avanço da educação na região. “Ao realizar a adesão, a rede municipal assumiu o compromisso de aumentar o nível de proficiência dos estudantes, garantindo o aprendizado adequado em Língua Portuguesa e Matemática (metas individuais), aumentando a taxa de aprovação, participação dos estudantes na prova SAEB e redução de abandono escolar, garantindo o comprometimento do IDEB, proposta pela SEDUC”, explicou Valéria.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Alpargatas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
