Alunos da rede municipal de Palmeira são premiados na SINPETE
A solenidade de premiação aconteceu na sexta-feira (20), na UFAL
Duas escolas da rede municipal de Palmeira dos Índios se inscreveram e receberam prêmios em projetos inscritos durante a 20ª Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica – SINPETE. A solenidade de premiação aconteceu nesta sexta-feira (20), no auditório da Reitoria da UFAL, em Maceió. Os alunos da escola Municipal Profª Marinete Neves conquistaram o primeiro lugar com o projeto “Saúde Coletiva”, na Vila Maria, desenvolvido pelos alunos do 7° ano. Por sua vez, os alunos da escola Dr Gerson Jatobá Leite alcançaram o terceiro lugar com o projeto “União para Inclusão.”
A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (SINPETE) é um projeto interdisciplinar que promove a Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco na Educação Básica, abrangendo o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. O seu objetivo é fortalecer projetos que estimulem a iniciação científica e tecnológica, valorizando o conhecimento científico e o protagonismo estudantil de crianças, jovens e adultos, por meio da conexão entre a Educação Básica e a Educação Superior.
Uma das vencedoras do prêmio, Arícia Sales, aluna da escola Dr Gerson Jatobá, compartilhou suas impressões. “Para mim, foi um momento único e especial, acredito que para todos os participantes. Este projeto nos proporcionou aprendizado e conhecimento, e espero que tenha continuidade, pois são projetos bem elaborados, que nos fizeram perceber a importância das Ciências e das tecnologias”.
A coordenadora geral do evento, Vera Pontes, parabenizou e agradeceu aos estudantes pela participação. “Esta é a cerimônia de encerramento da SINPETE 2023. Quero agradecer aos estudantes e gestores ligados à Educação Básica, bem como às instituições parceiras que acompanharam seus alunos ao longo da semana. Todos tiveram experiências bem sucedidas e esperamos contar com todos vocês na SINPETI 2024. Parabéns”, disse a coordenadora.
A coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental, Aline Paranhos, destacou o valor do envolvimento dos alunos na pesquisa científica. “Este envolvimento dos alunos no campo da ciência promoveu o letramento científico, estimulando o interesse pela ciência, tecnologia e inovação. A experiência proporcionou a interação entre o Ensino Fundamental e o Ensino Superior, criando oportunidades práticas de aprendizado. A premiação reconhece o esforço e dedicação dos professores e estudantes envolvidos no projeto, incentivando o desenvolvimento de habilidades científicas que contribuirão para o progresso da sociedade e a construção de um futuro mais tecnológico e inovador”, concluiu a coordenadora.