FPI 2023 intimou Ouro Branco e Poço das Trincheiras por descarte irregular de resíduos sólidos
Operações foram realizadas pela Equipe de Extração Mineral e Resíduos Sólidos nesta quarta (29) e quinta (30)
A destinação correta do lixo ainda é uma preocupação na busca de uma sociedade mais sustentável. E este é um dos objetivos da FPI, que por meio da equipe de Extração Mineral e Resíduos Sólidos, está realizando operações em antigos lixões e áreas de degradação ambiental como nas cidades de Ouro Branco e Poço das Trincheiras. Ambos os municípios foram intimados nesta quarta (29) e quinta (30) por apresentarem irregularidades.
De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea), a inspeção em Ouro Branco constatou a falta de monitoramento e acompanhamento do Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD), além da quantidade de lixo recente e entulho colocado pela comunidade local.
“Fomos até a prefeitura verificar a situação e chegando lá conversamos com o secretário de obras. A cidade tem o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos desde 2014 e ele não estava sendo operado. Por isso, realizamos algumas perguntas referentes à coleta e de como funciona a destinação do lixo”.
Já em Poço das Trincheiras, na área do antigo lixão, apesar de cercada e sinalizada de acordo com o PRAD, constatou-se a movimentação recente de resíduos, o que pode ser resultado da falta de monitoramento diário no local. A equipe então solicitou da prefeitura a análise do PRAD e do Plano de Reflorestamento, além de imagens que comprovem a retirada completa dos resíduos.
A intimação dada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) foi de até de dez dias para regularizar a situação encontrada em Ouro Branco, e de sete dias em Poço das Trincheiras.
Últimas notícias
Governo de Alagoas oficializa ponto facultativo para o dia 26 de dezembro
Caso Tainara: autor de crime responderá por feminicídio consumado
Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Homem é preso suspeito de agredir os próprios pais com chave em Maceió
Jovem é preso após agredir homem com pedaço de madeira em Canapi
Inscrições para o Sisu 2026 começam em 19 de janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
