Dezembro Vermelho: mês de combate à AIDS será trabalhado nas Unidades de Saúde de Palmeira dos Índios
Campanha será do dia 6 até 20 de dezembro
No dia 1° de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Luta contra a Aids, instituindo assim o Dezembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção ao HIV. A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado com a administração pública e entidades da sociedade civil organizada.
A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A transmissão ocorre por meio de relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomadas as devidas medidas de prevenção. Por isso, a importância de fazer o teste e se proteger em todas as situações.
O tratamento é feito com medicamentos antirretrovirais que poupam o sistema imunológico. Esses medicamentos impedem que o vírus se replique dentro das células e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.
Em Palmeira dos Índios as atividades serão trabalhadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.
Confira a programação das Unidades: (sujeito a alterações)
UBS Eucalipto 06/12
UBS Santo Antônio 06/12
UBS Centro 07/11 (Casa de Passagem/Centro Pop)
UBS São Cristóvão II 07/12
UBS São Francisco 07/12
UBS Vila Maria 11/12
UBS Vila Nova 11/12
UBS Coruripe da Cal 12/12
UBS Boa Vista 12/12
UBS São Cristóvão I 12.12
UBS Oásis I 12/12
UBS Caraíbas Torta 13/12 (Comunidade Terapêutica Luz da Vida (Uruçu))
UBS Salgada 13/12.
UBS Serra da Mandioca 13/12
UBS Boa Sorte 13/12
Fazenda Divina Misericórdia 12/12
UBS Canafístula 12/12
UBS Oasis II 13/12
UBS Xucurus 14/12
UBS Eaval Gala 14/12
UBS Vila João XXIII 14/12
UBS Moreira 19/12
UBS Denilma Bulhões 20/12
UBS Algodãozinho 20/12
UBS Bonifácio 20/12
Últimas notícias
Ex-chefe da PRF é detido no Paraguai ao tentar viajar com passaporte falso
Primeira-Dama celebra aniversário em ação social histórica com crianças
Lula lamenta morte de Mãe Carmen de Oxaguian
Zambelli apanha na cadeia e advogado consegue transferência de cela
Corpo é encontrado em área de mata no bairro do Feitosa, em Maceió
Após queda de 1,5 metro, mulher é atingida por máquina de lavar e socorrida pelo Samu
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
