[Vídeo] Especialistas classificam fenômeno em Estrela de Alagoas como tornado de pequena proporção
Os ventos fortes destelharam residências e destruíram objetos pessoais de moradores
O fenômeno natural que destruiu casas e assustou famílias nessa quinta-feira (22) em Estrela de Alagoas, no Sertão, foi classificado como um tornado de pequenas proporções, com características de redemoinho, por especialistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
O doutor em Ciências Climáticas e professor da Ufal, Jório Cabral, destacou a raridade desses eventos na região. "Esses fenômenos não são impossíveis de acontecer, mas são muito pontuais e raros", afirmou o especialista.
Segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o ocorrido foi, de fato, um tornado, classificado como de pequena proporção. Na escala Fujita, a velocidade do tornado ficou abaixo de 117 km/h, o que, geralmente, causa danos limitados.
"Tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão, conectando uma nuvem de tempestade ao solo", explicou a Semarh. A análise do órgão apontou para condições atmosféricas específicas, incluindo cisalhamento do vento e a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o oceano, que favoreceram a formação do tornado.
O professor Jório Cabral observou as imagens divulgadas pelos moradores, destacando que a maioria delas mostra o fenômeno de redemoinhos. No entanto, em uma das imagens, ele identificou fortes indícios de que se tratava de um tornado, reforçando a singularidade do evento.
Autoridades locais estão avaliando os danos causados e prestando assistência aos afetados. O município, mesmo não sendo comum alvo de fenômenos meteorológicos dessa natureza, demonstra a importância de estar preparado para eventos climáticos inesperados.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
