[Vídeo] Especialistas classificam fenômeno em Estrela de Alagoas como tornado de pequena proporção
Os ventos fortes destelharam residências e destruíram objetos pessoais de moradores
![[Vídeo] Especialistas classificam fenômeno em Estrela de Alagoas como tornado de pequena proporção](https://img.7segundos.com.br/XAxRW3BJKWBag1tTsSoYv_8lGsQ=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/images-15.jpeg)
O fenômeno natural que destruiu casas e assustou famílias nessa quinta-feira (22) em Estrela de Alagoas, no Sertão, foi classificado como um tornado de pequenas proporções, com características de redemoinho, por especialistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
O doutor em Ciências Climáticas e professor da Ufal, Jório Cabral, destacou a raridade desses eventos na região. "Esses fenômenos não são impossíveis de acontecer, mas são muito pontuais e raros", afirmou o especialista.
Segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o ocorrido foi, de fato, um tornado, classificado como de pequena proporção. Na escala Fujita, a velocidade do tornado ficou abaixo de 117 km/h, o que, geralmente, causa danos limitados.
"Tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão, conectando uma nuvem de tempestade ao solo", explicou a Semarh. A análise do órgão apontou para condições atmosféricas específicas, incluindo cisalhamento do vento e a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o oceano, que favoreceram a formação do tornado.
O professor Jório Cabral observou as imagens divulgadas pelos moradores, destacando que a maioria delas mostra o fenômeno de redemoinhos. No entanto, em uma das imagens, ele identificou fortes indícios de que se tratava de um tornado, reforçando a singularidade do evento.
Autoridades locais estão avaliando os danos causados e prestando assistência aos afetados. O município, mesmo não sendo comum alvo de fenômenos meteorológicos dessa natureza, demonstra a importância de estar preparado para eventos climáticos inesperados.
Últimas notícias

No Dia dos Professores, Rafael Brito celebra aprovação de projeto que garante piso salarial a contratados temporários

Prefeita Ceci destaca transformação e valorização da Guarda Municipal de Atalaia

Carreta pega fogo e fica destruída em incêndio no Conjunto Antônio Lins em Rio Largo

Caminhão é encontrado abandonado na entrada do Sítio Luciana em Palmeira dos Índios

Câmara de Novo Lino recebe nota zero em transparência pública na gestão da ex-presidente Núbia Lima

Brasil tem mais nove casos de intoxicação por metanol, com três mortes
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
