Sertão

[Vídeo] Especialistas classificam fenômeno em Estrela de Alagoas como tornado de pequena proporção

Os ventos fortes destelharam residências e destruíram objetos pessoais de moradores

Por 7Segundos 23/02/2024 06h06 - Atualizado em 23/02/2024 06h06
[Vídeo] Especialistas classificam fenômeno em Estrela de Alagoas como tornado de pequena proporção
Especialistas classificam fenômeno em Estrela de Alagoas como tornado de pequena proporção - Foto: Reprodução

O fenômeno natural que destruiu casas e assustou famílias nessa quinta-feira (22) em Estrela de Alagoas, no Sertão, foi classificado como um tornado de pequenas proporções, com características de redemoinho, por especialistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O doutor em Ciências Climáticas e professor da Ufal, Jório Cabral, destacou a raridade desses eventos na região. "Esses fenômenos não são impossíveis de acontecer, mas são muito pontuais e raros", afirmou o especialista.

Segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o ocorrido foi, de fato, um tornado, classificado como de pequena proporção. Na escala Fujita, a velocidade do tornado ficou abaixo de 117 km/h, o que, geralmente, causa danos limitados.

"Tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão, conectando uma nuvem de tempestade ao solo", explicou a Semarh. A análise do órgão apontou para condições atmosféricas específicas, incluindo cisalhamento do vento e a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o oceano, que favoreceram a formação do tornado.

O professor Jório Cabral observou as imagens divulgadas pelos moradores, destacando que a maioria delas mostra o fenômeno de redemoinhos. No entanto, em uma das imagens, ele identificou fortes indícios de que se tratava de um tornado, reforçando a singularidade do evento.

Autoridades locais estão avaliando os danos causados e prestando assistência aos afetados. O município, mesmo não sendo comum alvo de fenômenos meteorológicos dessa natureza, demonstra a importância de estar preparado para eventos climáticos inesperados.