Ações de conscientização sobre à violência contra a pessoa idosa mobilizam população em Palmeira dos Índios
Cronograma de atividades nos municípios faz parte da programação do Junho Violeta

O município de Palmeira dos Índios, no Agreste Alagoano, foi contemplado com ações da campanha Junho Violeta, promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) na terça-feira (18). A iniciativa, que teve como foco a prevenção da violência contra pessoas idosas no transporte intermunicipal, contemplou duas atividades.
Pela manhã, uma blitz educativa foi realizada com permissionários e usuários do transporte intermunicipal em pontos de paradas de vans do município. A equipe da Secdef distribuiu material informativo sobre os tipos de violência contra pessoas idosas, seus direitos e os canais de denúncia. O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância do respeito e da inclusão social.
Durante à tarde, a atividade foi intergeracional. Crianças e adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nucas) e pessoas idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) e da comunidade se reuniram para uma roda de conversa sobre os desafios da escuta entre as gerações, os impactos da violência contra pessoas idosas e as estratégias para o fortalecimento de vínculos. O encontro foi um momento de troca de experiências e reflexões sobre a importância do diálogo e da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Rafaela Seixas, superintendente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Secdef, ressaltou a importância das ações realizadas em Palmeira dos Índios no âmbito da campanha Junho Violeta. Segundo ela, a iniciativa contribui para o fortalecimento da campanha e mobiliza a sociedade no combate à violência contra pessoas idosas.
"A Secdef leva essas mobilizações até os municípios alagoanos que abraçam a campanha. Nosso objetivo é prevenir atos de violência contra pessoas idosas, seja no transporte intermunicipal ou dentro de suas casas", afirmou Seixas.
A superintendente também destacou a relevância da atividade intergeracional, que proporcionou um espaço para o diálogo entre diferentes gerações. "Esse momento é importante para trabalharmos as mudanças ao longo do tempo e destacarmos a importância da aprendizagem em cada fase da vida. As experiências vividas pelas pessoas idosas são um grande aprendizado para as novas gerações", completou.
As ações foram realizadas em parceria com a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Executiva Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semudh), a Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) e a Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal).
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
