Circuito Regional de Feiras celebra, em Palmeira dos Índios, a agricultura familiar e a cultura indígena
Quinta etapa do evento reuniu 31 cooperativas, associações e empreendedores individuais, e destacou a riqueza cultural e produtiva da região

O município de Palmeira dos Índios, reconhecido por sua forte herança indígena, recebeu nesta sexta-feira (29) a 5ª etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento reuniu agricultores, artesãos e empreendedores de 11 municípios alagoanos, promovendo não apenas a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, mas também valorizando a cultura da região.
Esta é uma iniciativa do Governo de Alagoas, realizada pelas Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em parceria com a Unicafes/AL, e conta com apoio das Prefeituras Municipais.
.jpeg)
Com a participação de 31 cooperativas, associações e empreendimentos individuais, a feira ofereceu uma ampla diversidade de itens, como hortaliças, frutas, feijão, milho verde, batata doce, macaxeira, arroz, laticínios, mel, própolis vermelhas e verde, pimentas, chás, tapioca e chips de banana da terra, além de doces caseiros, bolos, biscoitos e geleias.
O público conheceu de perto o talento dos artesãos locais, que apresentaram peças esculpidas em barro, trabalhos em crochê, panos de prato e outros itens feitos à mão, preservando tradições e identidades culturais.
Genivaldo Celestino, artesão da aldeia indígena Serra do Capela, do povo Xucuru Kariri, destacou a importância da valorização do artesanato local e do papel do Estado em abrir espaços para a comercialização e valorização da cultura indígena para a população.
.jpeg)
"Agradecemos ao município e ao estado por nos permitir apresentar os produtos de nossa cidade de Palmeira dos Índios, como o artesanato e a agricultura familiar, incluindo melancia, alface e outros itens. A valorização da feira pela prefeitura e pelo Governo é fundamental para o desenvolvimento local, do turismo e do artesanato indígena que produzimos. Espaços como este são essenciais para que possamos mostrar e fortalecer nossa cultura e nossa produção”, declarou o artesão.
A programação do evento contou com a roda de conversa “Sabores de Palmeira: do Umbu-Cajá à Jabuticaba – Tradição, inovação e mercado”, promovida pela Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcam) e pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) e com apresentações culturais de grupos artísticos locais.
.jpeg)
“Alagoas valoriza os produtos locais, da raiz do alagoano, e busca sempre fortalecer a compra e valorização do que é nosso. A feira percorre as nove regiões do estado, apresenta produtos à população e permite o mapeamento das cooperativas e associações, culminando em uma grande feira em Maceió, com apoio do Consórcio Nordeste e do MDA, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo reconhecimento e oportunidades para os agricultores locais”, comemorou Ronaldo Targino, secretário executivo de Agricultura Familiar da Seagri.
Além disso, o circuito serve como banco de dados e mantém a cadeia dos pequenos agricultores mobilizada para a realização da 2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Participaram desta edição agricultores e empreendimentos de Palmeira dos Índios, Viçosa, Chã Preta, Maceió, Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Estrela de Alagoas, Arapiraca, Coqueiro Seco e União dos Palmares.
Últimas notícias

Hemoal vai ao município de Porto Calvo coletar sangue nesta terça-feira

Tempestade destelha fábrica da Toyota em Porto Feliz e causa transtornos na região

PC apura homicídio de homem enterrado em canavial na zona rural de Penedo

IMA aplica multa de R$ 200 mil e embarga área usada como lixão irregular em Barra de Santo Antônio

Duas mulheres são atropeladas em frente ao Hospital Metropolitano, em Maceió

Detran transforma praças do Sertão em salas de cinema e leva conscientização sobre segurança no trânsito
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
