Circuito Regional de Feiras celebra, em Palmeira dos Índios, a agricultura familiar e a cultura indígena
Quinta etapa do evento reuniu 31 cooperativas, associações e empreendedores individuais, e destacou a riqueza cultural e produtiva da região
O município de Palmeira dos Índios, reconhecido por sua forte herança indígena, recebeu nesta sexta-feira (29) a 5ª etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento reuniu agricultores, artesãos e empreendedores de 11 municípios alagoanos, promovendo não apenas a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, mas também valorizando a cultura da região.
Esta é uma iniciativa do Governo de Alagoas, realizada pelas Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em parceria com a Unicafes/AL, e conta com apoio das Prefeituras Municipais.
.jpeg)
Com a participação de 31 cooperativas, associações e empreendimentos individuais, a feira ofereceu uma ampla diversidade de itens, como hortaliças, frutas, feijão, milho verde, batata doce, macaxeira, arroz, laticínios, mel, própolis vermelhas e verde, pimentas, chás, tapioca e chips de banana da terra, além de doces caseiros, bolos, biscoitos e geleias.
O público conheceu de perto o talento dos artesãos locais, que apresentaram peças esculpidas em barro, trabalhos em crochê, panos de prato e outros itens feitos à mão, preservando tradições e identidades culturais.
Genivaldo Celestino, artesão da aldeia indígena Serra do Capela, do povo Xucuru Kariri, destacou a importância da valorização do artesanato local e do papel do Estado em abrir espaços para a comercialização e valorização da cultura indígena para a população.
.jpeg)
"Agradecemos ao município e ao estado por nos permitir apresentar os produtos de nossa cidade de Palmeira dos Índios, como o artesanato e a agricultura familiar, incluindo melancia, alface e outros itens. A valorização da feira pela prefeitura e pelo Governo é fundamental para o desenvolvimento local, do turismo e do artesanato indígena que produzimos. Espaços como este são essenciais para que possamos mostrar e fortalecer nossa cultura e nossa produção”, declarou o artesão.
A programação do evento contou com a roda de conversa “Sabores de Palmeira: do Umbu-Cajá à Jabuticaba – Tradição, inovação e mercado”, promovida pela Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcam) e pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) e com apresentações culturais de grupos artísticos locais.
.jpeg)
“Alagoas valoriza os produtos locais, da raiz do alagoano, e busca sempre fortalecer a compra e valorização do que é nosso. A feira percorre as nove regiões do estado, apresenta produtos à população e permite o mapeamento das cooperativas e associações, culminando em uma grande feira em Maceió, com apoio do Consórcio Nordeste e do MDA, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo reconhecimento e oportunidades para os agricultores locais”, comemorou Ronaldo Targino, secretário executivo de Agricultura Familiar da Seagri.
Além disso, o circuito serve como banco de dados e mantém a cadeia dos pequenos agricultores mobilizada para a realização da 2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Participaram desta edição agricultores e empreendimentos de Palmeira dos Índios, Viçosa, Chã Preta, Maceió, Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Estrela de Alagoas, Arapiraca, Coqueiro Seco e União dos Palmares.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
