Sinteal repudia ataque a tiros contra escola indígena em Palmeira dos Índios
Sindicato cobra investigação rigorosa e punição aos responsáveis pelo ataque à Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Selestino
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) divulgou uma nota de repúdio nesta segunda-feira (10) após o ataque a tiros contra a Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Selestino, localizada no território Xukuru-Kariri, em Palmeira dos Índios.
Na nota, o sindicato classificou o ato como covarde e destacou que a comunidade indígena tem vivido um ambiente de intimidação e disseminação de informações distorcidas. Segundo o texto, grupos contrários à homologação da demarcação das terras Xukuru-Kariri têm agido de forma criminosa, causando medo e insegurança entre os moradores.
O Sinteal também cobrou das autoridades uma investigação rigorosa e punição exemplar aos responsáveis pelo ataque. “Atacar uma escola com tiros rompe com todo e qualquer respeito à comunidade. O povo Xukuru-Kariri merece respeito, e essas ações criminosas precisam ser punidas para que a paz seja restabelecida”, diz o documento.
O caso aconteceu na madrugada de hoje, quando disparos de arma de fogo atingiram o prédio da escola. Ninguém ficou ferido.
Leia a nota na íntegra
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas vem a público manifestar repúdio ao covarde ataque sofrido pela Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Selestino, em Palmeira dos Índios, na madrugada deste domingo para segunda-feira, 10 de novembro.
A unidade escolar fica localizada dentro do território Xukuru-Kariri, e atende estudantes daquela etnia, que vive atualmente um ambiente de intimidação e disseminação de informações distorcidas. Grupos mal intencionados que tem atuado criminosamente para impedir a homologação da demarcação das terras daquele povo tem transformado a vida da população, e principalmente dos povos tradicionais, em um verdadeiro horror.
Atacar uma escola com tiros amplia ainda mais a dimensão desse problema, rompendo com todo e qualquer respeito à comunidade. Não admitiremos que esse espaço seja invadido ou maculado por criminosos que não tem compromisso nenhum com a vida, com a humanidade, com a justiça e com a história do nosso país. O povo Xukuru-Kariri merece respeito, e que essas ações criminosas sejam devidamente investigadas e punidas de forma exemplar. Para que a paz seja reestabelecida o mais breve possível.
Últimas notícias
Fisiculturista atropelado em Arapiraca aparece levantando pesos durante tratamento
Morre Pituca, pinscher mal-humorada com mais de um milhão de seguidores
Davi Filho costurou coligação com JHC, mas foi impedido pelo ‘sistema’
Ronaldo Lessa aparece em foto com JHC e Marina Candia após sumiço nas redes
Morre Cida Bento, presidente do Instituto Previdência Social dos Servidores de Arapiraca
Indicação de Yale Fernandes como vice de Renan frustra planos de Marcelo Victor
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
