Educação

Prefeitura de Palmeira dos Índios inaugura Escola Vereador Eloi Barbosa

O equipamento em Craíbas Torta contou com um investimento de R$ 4,5 milhões

Por 7segundos, com assessoria 01/10/2026 14h02 - Atualizado em 01/10/2026 14h02
Prefeitura de Palmeira dos Índios inaugura Escola Vereador Eloi Barbosa
A unidade oferece uma nova estrutura para a educação da comunidade - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios inaugurou nesta quarta-feira (30), na comunidade Caraíbas Tortas, a nova Escola Municipal Vereador Eloi Barbosa. Construída com investimento de R$ 4,5 milhões em recursos próprios do Tesouro Municipal, a unidade oferece uma nova estrutura para a educação da comunidade. A solenidade reuniu moradores, estudantes, profissionais da educação e autoridades municipais.

A programação contou com desfiles de bandas de fanfarra de comunidades vizinhas, que animaram o público antes da entrega da escola. Os alunos também prestaram uma homenagem durante a celebração, que marcou a realização de uma conquista aguardada pelos moradores.


Participaram do evento a prefeita Tia Júlia, a secretária municipal de Educação, Renilda Pereira, o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, entre outras autoridades municipais. Também estiveram presentes a diretora da escola, Lucineia Vieira, a presidente da Associação de Moradores de Caraíbas Tortas, Marta Medeiros, o padre José Augusto e o pastor Luís Antônio, da Igreja Quadrangular.

Para a diretora da Escola Municipal Vereador Eloi Barrbosa Lucineia Vieira, a inauguração representa um momento histórico para Caraíbas Tortas. “Este é um daqueles dias que ficam marcados na vida da nossa comunidade. Esta escola foi muito desejada por todos nós”, afirmou.

A coordenadora Verônica Santos também destacou as perspectivas abertas pela nova unidade. “Acredito que vai acrescentar em tudo. A estrutura é outra”, declarou, ao ressaltar a importância do espaço para as atividades educacionais.Durante a solenidade, o professor Carlos Guedes refletiu sobre o papel da educação no enfrentamento das desigualdades. O reitor destacou que, em um país onde as oportunidades são distribuídas de forma desigual, o compromisso com uma educação de qualidade é fundamental para ampliar possibilidades e combater a exclusão. Ele também mencionou a sua trajetória de 30 anos de contribuição à educação.

Por sua vez, a secretária municipal de Educação, Renilda Pereira, ressaltou a importância da nova estrutura para a comunidade escolar. “Esta entrega representa melhores condições para ensinar e aprender. Queremos que nossos estudantes encontrem aqui um ambiente acolhedor, que estimule o conhecimento e abra caminhos para o futuro. É uma conquista dos alunos, dos profissionais da educação e de toda a comunidade de Caraíbas Tortas”, destacou.Já a prefeita Tia Júlia destacou a importância da entrega da escola para os moradores e anunciou a construção de um posto de saúde e de um ginásio de esportes em Caraíbas Tortas. “Me sinto emocionada ,porque minha vida foi dedicada à educação e este momento é a realização de um sonho”, disse.