Rodrigo Cunha diz que reajuste do ICMS demonstra “estelionato eleitoral” e vai causar aumento geral de preços
Senador falou sobre o assunto nessa segunda-feira
O senador Rodrigo Cunha (União) disse nesta segunda-feira (3) que o “aumento do ICMS em Alagoas é mais uma demonstração do estelionato eleitoral do qual os alagoanos foram vítimas no ano passado. Na campanha para governador, Paulo Dantas e sua turma viviam prometendo não aumentar impostos. Mas após a eleição, infelizmente, a história mudou. E mudou para pior”, destacou o senador.
“Passada a eleição, foi o próprio governador Paulo Dantas quem mandou para a Assembleia um projeto de lei aumentando de 17% para 19% o ICMS. Os deputados estaduais, caladinhos, aprovaram. E agora, não tenho dúvidas de que este reajuste vai causar um aumento geral de preços em Alagoas, penalizando o povo. O aumento do preço dos combustíveis está aí como exemplo perverso, causando mais prejuízo à sociedade”, criticou Rodrigo Cunha.
O Projeto de Lei que aumentou a alíquota básica do Imposto Sobre Comércio e Serviços (ICMS) de 17% para 19% foi enviado pelo governo estadual para a Assembleia Legislativa do Estado, sendo aprovado em dezembro de 2022. O aumento do imposto, como determina a legislação, passou a vigorar 90 dias após a aprovação, ou seja, no dia 1º de abril.
“E não são somente os motoristas sentirão o impacto do valor mais caro com o exemplo do aumento dos combustíveis. Os consumidores em geral vão sentir, porque o aumento da gasolina, e do diesel, faz com que os fretes fiquem também mais caros e este reajuste é repassado para o preço dos produtos. A fatura é cara e amarga para todos”, concluiu o senador.