Segurança

Escola de Matriz de Camaragibe passa por simulado de ataque de suspeito armado

Ação é de prevenção e mobilizou vários órgãos

Por Maurício Silva 01/12/2023 10h10 - Atualizado em 01/12/2023 14h02
Escola de Matriz de Camaragibe passa por simulado de ataque de suspeito armado
Equipe do Pelopes participou ativamente do treinamento - Foto: Reprodução/Instagram

A Escola Estadual Professora Maria Antônia de Oliveira passou por uma grande simulação de ataque por suspeito armado no município de Matriz de Camaragibe. A ação de prevenção na cidade do Norte de Alagoas ocorreu na última terça-feira (28) e mobilizou vários órgãos.

O simulado na escola localizada no bairro Centro teve como um dos objetivos da treinar os porteiros das escolas da Região Norte de Alagoas. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Prefeitura de Matriz de Camaragibe e do 6º Batalhão da Polícia Militar, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Na simulação em Matriz de Camaragibe, o porteiro da Escola Estadual Professora Maria Antônia de Oliveira liga para a polícia avisando que o ‘suspeito’ se encontra armado, trajando camisa com manga preta e se encontra dentro da instituição de ensino.

Os PMs, equipes do Pelopes e da Força Tarefa (FT), vão ao local. Quando os militares chegaram à escola os ‘reféns’ vão saindo com as mãos para o alto. Os agentes de segurança pública vão até a cozinha da instituição, onde se encontra o ‘suspeito’. Ele é rendido, detido e a ‘ameaça’ é neutralizada.

Além do 6º Batalhão da Polícia Militar, a mobilização envolveu o 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM), Guarda Civil Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Secretaria de Estado da Educação. O simulado visa principalmente capacitar e instruir porteiros a agir com prontidão contra ocorrências de ataques a escolas.

Veja aqui o vídeo da simulação: