Pulo da Gata

Pulo da Gata

Pulo da Gata

Estúdios de Pilates conquistam adeptos em Arapiraca

08/05/2014 10h10
Estúdios de Pilates conquistam adeptos em Arapiraca

A tranquilidade e o conforto contrastam com um ambiente de atividade física. Os equipamentos também são outro diferencial. No lugar de máquinas, há cama, bolas, molas. Ao entrar no estúdio de Pilates, pela primeira vez, o iniciante pode achar que não irá ter que se esforçar para conseguir um corpo mais saudável e definido. Engana-se. O Pilates, prática desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates, foca no trabalho da mente e do corpo em conjunto, além do controle da respiração. E tudo isso exige força à medida que os treinos avançam.

Moda entre as celebridades, a atividade está cada vez mais acessível aos meros mortais. Em Arapiraca, muitos já oferecem a atividade que, no Brasil, é orientada apenas por fisioterapeutas e educadores físicos. Para o fisioterapeuta João Paulo Albuquerque que mantém um estúdio de Pilates, no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca, o número de praticantes tem aumentado devido aos efeitos do método. “Em poucas sessões, já se obtém um grande resultado”, explica.

João Paulo, que também é instrutor de Pilates, destaca que entre os benefícios obtidos com os exercícios estão o alívio do estresse, das tensões e das dores crônicas, melhora da respiração, ganho de tônus, de flexibilidade e fortalecimento muscular. "Quem pratica com regularidade passa a se sentir mais forte e também mais bonito, em virtude do alinhamento postural que ocorre a partir do fortalecimento e alongamento dos músculos", diz o fisioterapeuta.

Mas não é apenas a beleza física que motiva os praticantes, muitos optam pelo Pilates também como forma de complementar o tratamento de doenças ou ainda prevenir problemas, principalmente, da coluna vertebral. “Há médicos que recomendam o Pilates como forma de tratamento”, afirma João Paulo.

A funcionária pública Adeine dos Santos Magalhães é uma assídua praticante do método. Há quatro anos, ela faz Pilates, em Arapiraca, para combater as dores provenientes de cinco bicos de papagaio (osteofitose) e da escoliose. Os problemas na coluna também mexeram com a auto-estima da servidora que foi recuperada a partir da prática do Pilates e a conseqüente redução das dores. “Quando descobri que tinha bico de papagaio, deixei de usar meus saltos. Depois do Pilates, voltei a usá-los”.

O conforto do ambiente onde são feitos os exercício foi um fator decisino para Adeine. “Na musculação (academia), tem que pegar peso, suar, tem barulho e poucos instrutores para muitos alunos. No Pilates, é diferente”, diz. A afirmação da cliente é ratificada pelo fisioterapeuta. "A maioria das pessoas que opta pelo Pilates procura a tranquilidade e ainda a oportunidade de ter um instrutor sempre acompanhando o treino", explica João Paulo.

Outra vantagem é que os exercícios são feitos com molas, bolas e o peso do próprio corpo, o que proporciona a redução do impacto nas articulações.

Um questionamento comum entre aqueles que têm interesse pelo Pilates refere-se à perda de peso. O fisioterapeuta esclarece que “toda atividade física proporciona perda de calorias, embora este não seja o objetivo do Pilates cujo foco é a correção postural, o que torna o corpo mais bonito”. Para quem almeja emagrecer, é importante aliar o Pilates a uma alimentação saudável e ainda a uma atividade aeróbica.

O Pilates pode ser praticado por adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos. As sessões, em geral, têm duração de uma hora com duas ou três repetições por semana.

Sobre o blog

O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.

Arquivos