Iran Silva

Iran Silva

Iran Silva

Viva a melhor copa do mundo!

16/05/2014 09h09

Fui muito criticado por dizer que não torceria pela seleção brasileira. Mudei de ideia, vou torcer e aqui vou deixar os meus motivos:

* A corrupção no Brasil é endêmica, do povo aos governos. (quando descobrem algum honesto, rendem-lhe homenagens).

* Todo o alto escalão do governo PTista está preso por corrupção, mas os pseudos-intelectuais e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles. (em plena democracia, dizem ter presos políticos).

* O Brasileiro dá mais importância ao futebol do que à política. (por conta da derrota do time, fazem protestos espetaculares).

* A carga tributária do Brasil é altíssima uma das maiores do mundo, e os serviços públicos são péssimos comparáveis aos da África. (mas, importamos médicos diante da falência do SUS).

* A Presidente Brasileira diz que será o melhor mundial de todos os tempos, isso mesmo, melhor que o do Japão, dos EUA, da França, da Alemanha. (só os dirigentes da FIFA não concordam com isso).

* Desde 1999 até hoje, lideramos no ranking mundial de mais mortes em estádios, 234 mortos. (somos os melhores do mundo).

* Depois de 7 anos e ter se oferecido para sediar a copa do mundo, as autoridades dizem que foram pegas de surpresa. (surpresas por cumprir direitinho o ‘deixar tudo para uma hora?).

* Os hospitais públicos são péssimos, comparáveis a zonas de guerra. (apesar de que alguns representantes do povo se beneficiam de hospitais exclusivos).

* Os ídolos Ronaldinho e Pelé, com frases fantásticas, retrataram o nível do torcedor padrão. (‘não se faz copa com hospitais’ ‘esqueçam os problemas e curtam a copa’).

* Temos o minuto de celular mais caro do mundo. (e o serviço mais péssimo, incluindo aí, internet).

* No Brasil há mais assassinatos que na Palestina, no Afeganistão, Síria e no Iraque JUNTOS. (vivemos uma guerra civil, mas preferimos discutir algumas centenas de mortos de duas décadas atrás).

* A guerra do Vietnã matou 50.000 pessoas em 7 anos. No Brasil se mata mais em um ano. (55.000 no ano passado. Segundo algumas OGNs, passa dos 63 mil).

* Rebeliões nos presídios com dezenas de mortos, pessoas decapitadas e esquartejadas. (segundo o próprio ministro da Justiça, ‘são verdadeiras masmorras... ’).

* Se for assaltado, não reaja. (e ande com dinheiro, pois se for pego sem, pode perder a vida).

* O que falta no Brasil é educação, sobra doutrinação. Os números são assustadores, mesmo quando comparados com os vizinhos sul-americanos. (mas a reação a esse desastre, é greve por melhores salários).

* A Argentina tem 5 prêmios Nobel, a Colômbia 3, o Chile 3, a Venezuela 1, a Colômbia 4, o Brasil? ...! (deixo o resultado com vocês).

* Temos 10% da população analfabeta. (e cerca de 34 milhões de analfabetos funcionais).

Por essas e outras, somos uma vergonha internacional. Mas somos felizes com a possibilidade de sermos hexacampeões de futebol.

Agora posso torcer pelo sucesso da copa e naturalmente da seleção. Afinal, depois da vitória, nada mais importa, é só alegria no evento de quase 24 bilhões de reais.

E que me perdoem os analistas com viés unicamente futebolístico.

Essa é minha opinião.

‘A entorpecência do futebol, anestesia as dores do cotidiano e apaga a realidade vivida. ’