Blog do leitor

Blog do leitor

Blog do leitor

Conheça as profissões que estão em alta e saiba como se preparar para o mercado de trabalho

22/05/2014 11h11

Enquanto muitos ainda buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, sobram cargos em alguns setores em que a procura supera a quantidade de profissionais qualificados à disposição.

Em todo o país faltam engenheiros, principalmente nas áreas civil, mecânica e elétrica, o que provoca um aumento da procura desses profissionais pelas empresas. Nos cargos que exigem nível superior faltam ainda geólogos e geofísicos.

Para reverter o problema, algumas empresas oferecem cursos de qualificação em parceria com outras instituições. O Prominp (Plano Nacional de Qualificação Profissional), por exemplo, é uma iniciativa do Governo Federal para capacitar profissionais ligados às atividades do setor de petróleo e gás natural.

O curso tem duração de três meses, e pode ser feito durante o dia ou à noite. O aluno recebe uma bolsa de estudos de R$ 600 por mês para participar do programa.

Se sobram vagas em algumas áreas para profissionais com nível superior, a procura pelos técnicos também é grande. Os cursos técnicos têm menor duração e possibilitam a capacitação de estudantes para o mercado de trabalho.

Algumas instituições como o Senac oferecem cursos gratuitos por meio de programas em parceria com as prefeituras. Em Arapiraca, o Projeto Senac de Gratuidade (PSG) oferece cursos para recepcionista, auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, promotor de vendas, almoxarife, auxiliar de pessoa, comprador, pedreiro de alvenaria, aplicador de revestimento cerâmico, operador de computador, padeiro e confeiteiro, eletricista, mecânico de motor, montador e reparador de computadores. Os cursos gratuitos são ministrados para turmas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Uma alternativa para quem trabalha o dia todo e não tem tempo para estudar são os cursos à distância. Atualmente, as principais universidades do país oferecem a modalidade, que é reconhecida pelo MEC. A Educação à Distância (EAD) possibilita ao aluno estudar dentro do seu tempo livre e geralmente exige em média apenas um ou dois encontros presenciais por semestre para a aplicação das avaliações.

Uma alternativa para quem busca uma vaga em universidades (presenciais ou não) é estudar online, através de portais que disponibilizam aulas gratuitas de preparação para vestibular e ENEM.

Para quem pretende enfrentar um concurso público, a dica é se preparar e, caso não seja possível fazer um curso preparatório, dedicar o maior tempo possível para os estudos e buscar o conteúdo em apostilas, livros ou internet, para ter alguma chance contra a concorrência, que é grande. Veja aqui alguns dos concursos públicos com inscrições abertas no Estado.
 

Sobre o blog

O blog é um espaço do Portal 7Segundos destinado aos leitores do site que queiram opinar, sugerir ou reclamar sobre os problemas da cidade e da sociedade.

Arquivos