Pulo da Gata

Pulo da Gata

Pulo da Gata

O desafio da reeducação alimentar

24/06/2014 10h10
O desafio da reeducação alimentar

Emagrecer ou melhorar os hábitos alimentares não é tarefa simples. As tentações estão aí para provar isso: pizzas, pasteis, bolos e todo tipo de doces lindos e deliciosos. Quando queremos reduzir a ingestão desses alimentos, sempre surge uma oportunidade, seja em casa, em festas ou reunião de amigos.

Abdicar o exagero parece um tanto impossível.

Quem assume a missão de fazer reeducação alimentar tem que saber que alguns sacrifícios serão feitos por um bem maior: a saúde e, de bônus, um corpo mais magro e saudável.

Quando, nós, jornalistas do blog Pulo da Gata, decidimos rever nossa alimentação, nossa primeira atitude foi entrar em contato com a nutricionista Mirella Freire. Ela é nossa consultora da coluna "Nutricionista responde" aqui no Blog Pulo da Gata. Mirella é uma profissional comprometida e que segue uma filosofia interessante de reeducação alimentar, como ela mostrou no post (Clique aqui).

Na consulta com a nutricionista, os desafios: tanto a jornalista Clau Soares quanto a jornalista Kamylla Lima precisavam não apenas rever os maus hábitos alimentares, mas também perder peso.
No dia da consulta (06 de junho), Clau estava com o índice de massa corpórea em 27.8, para altura, idade e peso, este número deveria ser entre 24-26.

Abaixo seguem os relatos das guerreiras sobre os primeiros 15 dias de Reeducação Alimentar das blogueiras.

Clau Soares

Confesso que sou muito indisciplinada e sinto dificuldades de mudar minha rotina, mas realmente estou tentando seguir as recomendações da Mirella - que, aliás, foram feitas com base nos meus costumes.

Como trabalho e estudo, convivo com pessoas diferentes e sempre usamos a “hora do lanche” ou a “hora do café” para descontrair e colocar os papos em dia. Trocar bolos (ADORO!), pães, biscoitos por frutas ou barrinhas de cereais foi a medida mais brusca para mim. No entanto, já me acostumei.

A ingestão de água só se intensificou. Reconheço que faz bem e, por isso, tomo vários copos por dia. Sempre ando com meu copo descartável do dia ou com uma garrafinha na bolsa.

O problema mesmo são os eventos sociais, idas ao shopping e encontro com amigos. Sempre dou uma escapadela e como um pedaço de pizza ou coisa assim. No entanto, reduzi bastante o consumo e já não faço aquele estrago de comer duas ou três fatias.

Quanto à atividade física, continuo no Pilates, duas vezes, por semana. Sinto, porém, que preciso fazer uma atividade aeróbica para melhorar o fôlego. Vou tentar mudar isso nos próximos 15 dias. 

Kamylla Lima

Como mudei de cidade, e de rotina, a mudança foi brusca. Primeiro, comia tudo o que queria (salgadinho, biscoito, cupcake, pão de queijo e tudo o mais de besteiras) na hora que bem entendesse, mas desde que voltei para casa as coisas mudaram. Ir para o consultório da Mirella só reforçou a melhora.

Hoje, como uma quantidade muito, mas muito menor dessas guloseimas. A nutricionista me passou um cardápio dentro do que eu gosto de comer (amo macaxeira e cuscuz) e cortou, claro, os biscoitos e pães de queijo da vida.

Sinto muita falta de comer essas comidinhas engordativas, às vezes dou uma escapadinha aqui, outra ali, mais uma acolá, mas a quantidade diminuiu consideravelmente. Fora a saudade do chocolate – o que me deixa muito irritada –, outra dificuldade é acordar cedo – minha mente só funciona de madrugada – vou dormir muito tarde. Como não consigo acordar cedo, não consigo fazer os exercícios recomendados e acabo pulando os horários de alimentação da manhã.

A parte positiva é que tenho uma general em casa. Minha mãe monitora absolutamente tudo o que eu como; perto dela é impossível colocar qualquer guloseima na boca. Mesmo sendo indisciplinada, já sinto diferença com o novo cardápio. Estou mais disposta, meu estômago está rejeitando comidas carregadas (mas amando o suco detox) e a sensação de bem-estar é quase palpável.

Em números, já tenho uma calça bem folgadinha e um shorts que não fechava cabendo bem direitinho.

Blog Pulo da Gata nas Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/blogpulodagata
Instagram: @blogpulodagata
E-mail: [email protected]

Sobre o blog

O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.

Arquivos