Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Lula formalizou o convite nesta 5ª (18) no Planalto. Presidente recebeu o novo ministro, além de Motta e outros deputados do União Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou, nesta quinta-feira (18), o convite para que Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano (União-PB), assuma o Ministério do Turismo. Feliciano aceitou a proposta e deve assumir a pasta na semana que vem.
Nesta tarde, no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo recebeu o novo ministro e o pai, além do presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB); o deputado federal Pedro Lucas (União-MA); o ex-ministro das Comunicações e deputado federal Juscelino Filho (União-MA). Também participou da reunião a ministra das Relações Institucionais Gleisi Hoffmann (PT).
De acordo com o governo, a posse de Feliciano deve acontecer na próxima terça-feira (23/12).
O ex-ministro, Celso Sabino, não esteve no encontro, mas, de acordo com o Planalto, o presidente gravou um vídeo elogiando o trabalho dele durante a reunião.
Depois da reunião, Lula, Motta, Gustavo, Damião, Gleisi e Juscelino desceram até o térreo do palácio para visitar uma maquete sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco. Durante a agenda, Lula e Motta interagiram em clima descontraído, depois de semanas de tensão envolvendo o Executivo e o Legislativo.
No final do compromisso, Lula se referiu a Gustavo Feliciano como “ministro”.
Saída de Sabino
Lula anunciou a saída de Celso Sabino do comando do Turismo no final da reunião ministerial dessa quarta-feira (17/12). O União Brasil, antigo partido do ministro, pediu a exoneração e indicou o nome de Gustavo Feliciano.
Em dezembro, o União Brasil decidiu expulsar Sabino após ele contrariar a decisão da sigla de romper com o governo e permanecer no cargo.
Na época, Sabino chegou a entregar a carta de demissão, mas conseguiu se segurar na cadeira até a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA), berço político do ministro.
Em reservado, a sigla nega que tenha feito o pedido e a indicação para a vaga, alegando que Gustavo não é filiado ao partido. A cúpula do partido rejeita que a indicação do nome seja um movimento do partido, indicando que o acordo feito com o presidente conta com apoio somente de uma ala da legenda.
A troca no comando da pasta foi vista como um aceno à Motta, que aprovou e elogiou o nome. Feliciano foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do governo da Paraíba.
Últimas notícias
Controladores de velocidade educativos são instalados na ciclovia da orla de Maceió
Brasileiro que luta pela Ucrânia grava momento em que ataque russo atinge prédio
Crianças de escola municipal de Arapiraca aprendem sobre tratamento da água
Sine Alagoas oferece 2.709 vagas de emprego esta semana
Procon Alagoas apresenta balanço de fiscalizações e pesquisas de preços
Circuito Penedo de Cinema divulga lista dos filmes selecionados para edição 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
