Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Lula formalizou o convite nesta 5ª (18) no Planalto. Presidente recebeu o novo ministro, além de Motta e outros deputados do União Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou, nesta quinta-feira (18), o convite para que Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano (União-PB), assuma o Ministério do Turismo. Feliciano aceitou a proposta e deve assumir a pasta na semana que vem.
Nesta tarde, no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo recebeu o novo ministro e o pai, além do presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB); o deputado federal Pedro Lucas (União-MA); o ex-ministro das Comunicações e deputado federal Juscelino Filho (União-MA). Também participou da reunião a ministra das Relações Institucionais Gleisi Hoffmann (PT).
De acordo com o governo, a posse de Feliciano deve acontecer na próxima terça-feira (23/12).
O ex-ministro, Celso Sabino, não esteve no encontro, mas, de acordo com o Planalto, o presidente gravou um vídeo elogiando o trabalho dele durante a reunião.
Depois da reunião, Lula, Motta, Gustavo, Damião, Gleisi e Juscelino desceram até o térreo do palácio para visitar uma maquete sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco. Durante a agenda, Lula e Motta interagiram em clima descontraído, depois de semanas de tensão envolvendo o Executivo e o Legislativo.
No final do compromisso, Lula se referiu a Gustavo Feliciano como “ministro”.
Saída de Sabino
Lula anunciou a saída de Celso Sabino do comando do Turismo no final da reunião ministerial dessa quarta-feira (17/12). O União Brasil, antigo partido do ministro, pediu a exoneração e indicou o nome de Gustavo Feliciano.
Em dezembro, o União Brasil decidiu expulsar Sabino após ele contrariar a decisão da sigla de romper com o governo e permanecer no cargo.
Na época, Sabino chegou a entregar a carta de demissão, mas conseguiu se segurar na cadeira até a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA), berço político do ministro.
Em reservado, a sigla nega que tenha feito o pedido e a indicação para a vaga, alegando que Gustavo não é filiado ao partido. A cúpula do partido rejeita que a indicação do nome seja um movimento do partido, indicando que o acordo feito com o presidente conta com apoio somente de uma ala da legenda.
A troca no comando da pasta foi vista como um aceno à Motta, que aprovou e elogiou o nome. Feliciano foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do governo da Paraíba.
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
