Iran Silva
O grande campeão!
A tão comentada derrota da seleção, para mim, não será o tal legado, mas o comportamento de civilidade e educação dos torcedores Japoneses.
Que situação intrigante seria convidar uns amigos para sua casa para 'bebemorar' algo de bom, e no fim da farra, os convidados, mesmo sem obrigação, começarem a limpar a ‘sujeirada’ toda que ficou em consequência dos ânimos festivos! Como não estamos acostumados com isso, ficaríamos perplexos.
Mas foi justamente esse, o comportamento dos Japoneses que vieram prestigiar o evento copa do mundo 2014, no Brasil. Como é cultural entre eles se responsabilizarem pelo lixo produzido e dar um destino final, esses seres de outra cultura, fizeram esta ação inusitada aos nossos costumes.
Mesmo perdendo o jogo naquele dia, munidos de sacos azuis, recolheram todo o lixo por eles gerado ao fim da partida. Naquela arena, aos olhos dos brasileiros e de não sei mais quantas nações, este povo deu a maior lição de civilidade do mundo. Não importava se no estádio havia as equipes de limpeza, eles sabem que quem suja deve limpar.
A consciência ecológica do Japão vem de ações que refletem o equilíbrio do desenvolvimento industrial e o meio ambiente. Leis de proteção ambiental foram introduzidas pelo governo na década de 1970. Portanto, há um logo caminho percorrido nesta área.
O sistema educacional Japonês é forjado na disciplina e no respeito. Talvez venha daí, a consciência de que o quê se faz em casa também deve ser feito fora dela.
Evidentemente que não vamos discorrer, nesse texto, sobre a superioridade tecnológica, educacional, cientifica, longevidade, índices de criminalidade, desenvolvimento econômico, enfim, coisas miúdas que o nosso país continente está há anos luz de distancia.
Com tudo de grandioso que houve nesta copa, desde o volume de recursos alocados dos cofres públicos, à derrocada da seleção canarinho, o que em minha opinião ficará como legado para sempre, será a lição de civilidade dos Japoneses.
Sem duvida, eles foram os campeões da copa das copas.
Essa é minha opinião.