Justiça

Após mais de 17 anos, MPAL consegue condenação de homem que matou companheira no Trapiche da Barra

Na 3ª e última fase da dosimetria foi dada como definitiva a pena de 28 anos de reclusão

Por 7Segundos com assessoria 13/02/2026 19h07
Após mais de 17 anos, MPAL consegue condenação de homem que matou companheira no Trapiche da Barra
Na 3ª e última fase da dosimetria foi dada como definitiva a pena de 28 anos de reclusão - Foto: MPAL/Divulgação

O crime foi por motivo torpe e a vítima estava grávida. Após quase 18 anos em liberdade, Alexandre Alves Sertório sentou, nessa quinta-feira (12), no banco dos réus e, mediante sustentação firme do Ministério Público de Alagoas (MPAL), em defesa da vida, ouviu a leitura da sentença com sua condenação a 28 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, pelo assassinato da sua companheira Renata Leonel da Silva. O crime ocorreu em 5 de agosto de 2008, no Conjunto Virgem dos Pobres III, no bairro do Trapiche da Barra. A performance acusatória foi da promotora de Justiça Adilza Freitas.

Consta nos autos que o crime ocorreu após o condenado chegar em casa, por volta da 00h, embriagado, e iniciar uma discussão com a vítima por ciúmes. Em seguida, desferiu vários golpes de arma branca , ao ponto da agressividade provocar a exteriorização do intestino grosso. Ela também foi atingida no punho esquerdo, provavelmente num gesto de tentar se defender. Além de estar grávida, Renata Leonel deixou um filho de oito anos.

Sentença

Na 1ª fase da dosimetria foi fixada pelo juiz Geraldo Amorim a pena-base em 21 anos de reclusão, por se tratar de homicídio qualificado pelo motivo torpe.

Na 2ª fase da dosimetria da pena teve a agravante de violência contra a mulher, na forma da lei específica (art. 61, inciso II, alínea “f”, do Código Penal) e a agravante do crime cometido contra mulher grávida .

Na 3ª e última fase da dosimetria foi dada como definitiva a pena de 28 anos de reclusão.