Roberto Ventura

Roberto Ventura

Roberto Ventura

O fracasso da Seleção

13/07/2014 10h10


Falei por reiteradas vezes em alguns programas de rádio bem como escrevi em redes sociais, que jamais acreditava que nossa seleção brasileira fosse campeã mundial. Como brasileiro e apaixonado por futebol – até porque já vivenciei emoções dentro de campo -, torcia que o Brasil conquistasse o tão sonhado hexacampeonato. Entretanto, sabia que isso seria impossível com esse time medíocre comandado por um treinador radical, prepotente, ultrapassado chamado Luiz Felipe Scolari.


A começar pelo grande equivoco que foi a convocação, sem critérios e com tamanha injustiça contra jogadores que deveriam ter sido chamados para disputar o mundial. Uma seleção fraca, sem poder de criação e marcação, sem um jogador referência, com um meio de campo fraco, inoperante constituído a base de verdadeiros peladeiros.


Não tínhamos, assim como todas as seleções do mundo, um jogador referência no meio campo, aquele capaz de chamar a responsabilidade para si, cadenciar o jogo, construir as melhores jogadas para municiar o ataque e impor respeito aos adversários.

Jogadores como Dante, Maxuell, Hulk, Luiz Gustavo, Ramires, Bernard, Fred, Jô, Paulinho, Hernanes, Oscar e Willian, jamais seriam convocados em uma seleção de respeito, exceção apenas aos três últimos, os quais poderiam ser aproveitados como reservas.

Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Lucas Moura, Miranda, Dedé, Everton Ribeiro, Luiz Fabiano, Carlinhos, Ganso, sem dúvidas, deveriam ter sido convocados, e olhem que falo isso desde os amistosos da seleção.


A prova maior da fragilidade de nosso setor de armação se dá quando observamos o guerreiro e excelente zagueiro David Luiz lançar a bola diretamente para o ataque por 13 vezes no jogo contra o Chile e isso se repetiu em todos os jogos da fraca seleção brasileira, tudo isso porque nós não tínhamos um jogador referência.


Mas, agora, minha preocupação assim como da maioria dos brasileiros é o fato de saber que esses jogadores citados acima que deveriam ter sido convocados, não terão mais idade para ir a Copa do Mundo na Rússia em 2018, e o pior, há muito tempo que o Brasil não revela talentos, o último foi Neymar.


O futebol brasileiro precisa ser repensado urgentemente, até porque teremos amistosos e competições oficiais ainda esse ano e, do jeito que a coisa está, temo até pela classificação do Brasil nas eliminatórias do não que vem.