Claudio Barbosa
ASA participa de renegociação de dívidas dos clubes

Aconteceu ontem na sede da CBF, no Rio de janeiro, o encontro dos clubes das séries C e D. De acordo com o site oficial da CBF, esteve a frente da reunião o presidente da entidade, José Maria Marin e o vice-presidente Marco Polo Del Nero. O time do ASA foi representado no encontro por José dos santos Oliveira, o Zé da Danco.
Como primeiro assunto em pauta, foi relatado os esforços e os procedimentos da presidência da CBF que há mais de um ano e meio vem promovendo a discussão e implantação do Proforte, que tem como finalidade sanar a vida financeira dos clubes. O projeto já passou pelas diversas comissões e deverá ser votado em setembro pela Câmara, com uma possibilidade de as dívidas dos clubes serem parceladas em 20 ou 25 anos.
O vice-presidente Marco Polo deixou, mais uma vez, bem claros os contornos do projeto e as responsabilidades que ele implica para os clubes.
De acordo com o vice presidente da CBF, não está sendo pedida nem vai haver anistia. O Proforte terá como contrapartida a obrigação de os clubes pagarem as suas dívidas fiscal e trabalhista. E o detalhe, o clube que não o fizer será punido com a perda de pontos.
Em seguida, o presidente Marin submeteu à apreciação dos clubes e colocou em votação a aprovação da Norrma de Conduta Ética, para evitar o aliciamento e assédio de jogadores não profissionais feito por clubes ou empresários. A Norma vai abrir espaço para a retomada da formação de novos talentos pelos clubes, prática que nos últimos anos vem sendo desestimulada, já que os clubes vêem seus melhores valores se transferirem, desde jovens, até para o exterior.
Conforme foi discutido no encontro, os clubes deixaram de investir na base, porque quando os jogadores começam a despontar são logo assediados por outros clubes e empresários e vão embora. A Norma de Conduta foi considerada pelos dirigentes de clubes presentes no encontro como uma grande conquista.
A Norma de Conduta Ética foi aprovada por unanimidade, assim como havia acontecido com os clubes das séries A e B. De acordo com ela, por exemplo, um clube que receber um jogador que se desligou de seu antigo clube por meio da justiça comum e utilizá-lo em alguma competição será automaticamente punido.
Sobre o blog
Radialista
Arquivos
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi
