Fábio Lopes
2º debate: um confronto de ataques e baixo nível
O segundo debate entre os candidatos à presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, foi marcado por frases de ataque e baixo nível.
Dilma Rousseff voltou a atacar Aécio Neves sobre nepotismo, de que ele teria empregado parentes na administração pública de Minas Gerais. Aécio rebateu e disse que ela teria empregado um irmão que não fazia nada.
Aécio Neves disse: “Nós somos candidatos à Presidência da República! Pare de ofender Minas Gerais!”.
Dilma se mostrou arrogante e fez caras e bocas demonstrando-se autoritária em todas os momentos que confrontou o adversário.
Aécio Neves pediu para ter um debate elevado e ambos passassem suas propostas de governo sobre educação, saúde, segurança pública, etc.
Não foi o que houve. Veja algumas frases ditas durante o debate da noite desta quinta-feira (16), em São Paulo, nos estúdios do SBT em parceria com o UOL e Rádio Jovem Pan.
Ataque pessoal
Dilma Rousseff: “candidato, eu queria saber o que senhor acha e como o senhor vê essa questão da Lei Seca e se todo cidadão que for solicitado deve se dispor a fazer exame de álcool e droga?
Aécio Neves: “candidata, tenha coragem de fazer a pergunta direto. Eu tive um episódio sim, e reconheci, candidata, eu tenho uma capacidade que a senhora não tem. Eu tive um episódio que parei numa Lei Seca porque minha carteira estava vencida e ali naquele momento, inadvertidamente, não fiz o exame e me desculpei disso”.
Programas sociais
Dilma Rousseff: “candidato, o senhor falou que vocês fizeram o Bolsa Família para 20 milhões de pessoas? Candidato, pensa bem no que o senhor está falando. Vocês nunca fizeram Bolsa Família para cinco milhões de famílias. Vocês nunca chegaram a 20 milhões de pessoas atendidas no Brasil. Nós chegamos a 50 milhões de pessoas”!.
Aécio Neves: “Foram cinco milhões de pessoas atendidas no início do Bolsa Família. Mas fiz a indagação para trazer a realidade dos números. Não se pode jogar tantos números aos ventos e transformá-los em obras”.
Aécio Neves: “o PT tem uma mania, candidata, infelizmente a senhora acha que é dona dos programas. Ninguém é dono do Brasil”. Rebatendo, ao acusar o PT de não reconhecer os projetos criados pelo PSDB.
Corrupção
Dilma Rousseff: “O Brasil pela primeira vez vai ter de fato o combate sistemático à corrupção”.
Aécio Neves: “Por que a senhora mantém nomeado na Itaipu binacional o tesoureiro do seu partido que recebia propina?”.
“Ou a senhora foi conivente ou foi incompetente na gestão da maior empresa pública do Brasil”, referindo-se à Petrobras.
Economia:
Aécio Neves: “A senhora será a primeira presidente da República a deixar o governo com uma inflação maior do que aquela que recebeu”.
Dilma Rousseff: “Não vou combater a inflação com os métodos de vocês que são arrochar, desempregar e não investir”.
O confronto foi tão forte que ao final do debate a candidata Dilma Rousseff passou mal. Ela teve uma queda de pressão [arterial]. Aécio Neves saiu tranquilo.
Vamos acompanhá-los até o próximo domingo 26, dia do segundo turno das eleições.
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.