Fábio Lopes
Último debate: cara a cara e perguntas de indecisos
Depois do último debate realizado pela TV Globo, na noite dessa sexta-feira (24), entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República, agora é com você – eleitor.
A emissora fez um debate inovador com a colocação de eleitores indecisos, fazendo perguntas aos candidatos ao vivo, dentro do estúdio, olhando diretamente para os dois, o que aconteceu no segundo bloco.
Para cada pergunta, a oportunidade de resposta foi dada para os dois candidatos. Os indecisos perguntaram sobre moradia, inflação, emprego.
Nas respostas, os candidatos rebatiam entre eles para dar a melhor resposta e conquistar essa parte do eleitorado que estava de olho na TV: os eleitores indecisos.
Na primeira etapa do debate, Aécio Neves e Dilma Rousseff fizeram perguntas e se enfrentaram cara a cara sobre a corrupção na Petrobras, o tucano citou a revista “Veja” que afirma que o doleiro citou Dilma e Lula no escândalo da estatal. Dilma rebateu dizendo que a revista faz ‘golpe eleitoral’.
Ao final das respostas sobre o tema corrupção a plateia se manifestou com aplausos, gritos e vaias, o que teve que ser contido pelo apresentador e mediador William Bonner.
Aécio questionou sobre o mensalão e a condenação do ex-ministro José Dirceu e Dilma atacou sobre o mensalão mineiro que envolve o ex-governador mineiro Eduardo Azeredo, do PSDB.
O terceiro bloco voltou a ser de perguntas entre os candidatos que falaram sobre moradia e educação.
No quarto e último bloco entraram os indecisos com mais perguntas para os candidatos. Eleitores indecisos levados pela Globo de várias regiões do país .Segurança pública foi o tema que trouxe à tona o tráfico de drogas.
Não só isso, os indecisos fizeram, na verdade, perguntas que todos nós estamos inseridos nesse Brasil afora.
Dilma disse que foram aplicados mais de R$ 17 bilhões no combate às drogas. Aécio rebateu e afirmou que a adversária não executa os recursos aprovados pelo Congresso Nacional para a segurança pública.
Depois, os candidatos fizeram as considerações finais, começando pela petista Dilma Rousseff, seguida de Aécio Neves.
Agora, a realidade está nas mãos do eleitor brasileiro, que decidirá neste domingo (26) quem irá dirigir o país pelos próximos quatro anos.
Avance Brasil! Avance eleitores brasileiros.
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.