Fábio Lopes
União: palavra chave para o crescimento do Brasil
Na declaração da candidata eleita à reeleição para a Presidência do Brasil, Dilma Rousseff (PT) pregou a união e o fortalecimento para conduzir o país ao crescimento, principalmente, econômico.
Aécio Neves (PSDB) frisou, veementemente, a união para que o Brasil possa crescer e se desenvolver ainda mais. Ele frisou que sai das eleições muito mais “vivo” do que entrou. Mais fortalecido. Sem sombra de dúvida.
A derrota do tucano na verdade passou a ser o fortalecimento da oposição que deixa o PSDB mais forte e Aécio como o líder de oposição ao governo.
Dilma venceu em 15 estados e Aécio em 11 mais o Distrito Federal. Por este resultado a imprensa fala em país dividido.
É importante que não haja esse tipo de especulação e propagação. Afinal, a presidente reeleita vai governar para todos e para todas as regiões.
A vitória de Dilma Rousseff se deve mesmo ao Nordeste em que ela se saiu vitoriosa nos nove estados. Ela perdeu para o Rio Grande do Sul, onde votou e é representante, embora seja mineira de Belo Horizonte.
Aécio Neves perdeu em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ganhou no Espírito Santo e em São Paulo, estado que agradeceu em seu pronunciamento.
O resultado de Dilma Rousseff no Nordeste requer uma situação até desconcertante para governadores e prefeitos. Isso mesmo. Agora eles não têm do que reclamar. Será? Pelo menos é o que deveria.
Deveria pelo apoio que, previsivelmente, todos terão da presidente. Mas, não será o que veremos. As prefeituras de Alagoas, por exemplo, protestaram contra o governo de Dilma Rousseff uma semana antes das eleições do segundo turno.
Fecharam as portas administrativas num gesto simbólico a insatisfação à queda, segundo os prefeitos, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Na verdade, Dilma Rousseff não termina seu primeiro mandato com números da economia relativamente folgados. A meta econômica não foi cumprida, assim como a fiscal. Esses fatores aumentam o desafio para a “nova” presidente resolver.
No mais, resta-nos acompanhar as mudanças que houver e exigir mais investimentos pelos governos municipais e estaduais. E que o governo federal faça a sua parte e até muito mais do que se deve fazer.
União é a palavra chave para o fortalecimento e o desenvolvimento do Brasil.
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.
Arquivos
Últimas notícias
Prefeito JHC e vice Rodrigo Cunha inauguram novo Ginásio Tenente Madalena
Estado diz que transferência da Escola Alberto Torres foi imposta por desastre da Braskem
Homem é encontrado morto dentro de cacimba em Limoeiro de Anadia
Nova lei cria Fundo de Inovação em Arapiraca sem definir valores iniciais
Projetos com emendas parlamentares em Alagoas podem ser anulados após alerta da PGE
