Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

Os desafios de Luciano com a Educação de Alagoas

05/01/2015 11h11
Os desafios de Luciano com a Educação de Alagoas

O ano de 2015 começou, como dia útil, nesta segunda-feira, 5 de janeiro.

E o vice-governador e secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa, anunciou pela Rádio Novo Nordeste, a Nova FM, no programa do radialista José Rocha, os desafios que a pasta lhe trará.

Os desafios serão muitos, sabemos disso e ele também. Mas, será preciso superá-los sim.

A começar com a desburocratização do serviço público que não é e nem será tarefa fácil.

Assim como ele confirmou.

No entanto, Luciano Barbosa relatou uma série de medidas que ele e o novo governo pretendem fazer.

A começar com o fortalecimento do diálogo entre gestores e servidores estaduais.

E na Educação um diálogo mais amplo e franco com o Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas (Sinteal) para melhorar a produção educacional do Estado.

O caminho é por aí.

O secretário de Educação Luciano Barbosa disse ainda que a responsabilidade educacional de Alagoas é de toda a rede estadual, incluindo aí escolas públicas, privadas e federais.

“Tudo isso é o conjunto da educação produzida em Alagoas e precisamos melhorar a qualidade do ensino, a mão de obra dos profissionais e fazer parcerias público-privada, principalmente como ensino profissionalizante”, disse Luciano Barbosa.

O desafio de Luciano Barbosa está mesmo na qualidade educacional. Em dezembro de 2014 o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas divulgou a relação de 14.715 escolas privadas, públicas e federais que fazem parte do ranking, em linha crescente, de qualidade no país.

A divulgação abrange apenas aquelas instituições onde mais de 50% dos alunos do 3º ano do ensino médio fizeram a prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – no ano passado.

Pois bem, a região Sudeste concentra 77 escolas entre as 100 que tiveram melhor desempenho no Enem 2013. A região Nordeste ficou em segundo lugar, mesmo assim Alagoas sequer tem uma escola entre as 100 no ranking incluindo todos os estados do Nordeste e das demais regiões do país.

A primeira escola de Alagoas só aparece no número 278, ultrapassando 178 das 100 melhores escolas do país. Trata-se do Colégio Contato Maceió, da rede privada, e que obteve 635,6 pontos.

A maior média foi do Objetivo Colégio Integrado, do estado de São Paulo, da rede privada, com média de 741,9, região Sudeste.

Da região Nordeste, aparece em 6º lugar o Instituto Dom Barreto, de Teresina, no estado do Piauí, rede privada, com média de 713,4.

De Alagoas, há colégios de Arapiraca. O primeiro deles no ranking está no número 2389. É o Colégio de Educação Básica Santa Esmeralda, da rede privada e obteve média de 569,6. A pior média de Arapiraca é a Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva, com média de 448,0.

A pior escola de Alagoas está na cidade de Palmeira dos Índios. Trata-se da Escola Estadual Monsenhor Ribeiro Vieira, com média de 418,2.

A relação de todas elas está neste link: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2014/12/1565990-sudeste-concentra-77-das-100-melhores-escolas-no-enem-2013.shtml

Reverter essa situação é o grande e maior desafio de Luciano Barbosa.

Como uma andorinha só não faz verão, vamos juntos colaborar para mudar essa dramática realidade educacional de Alagoas.
 

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos