Pulo da Gata

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Aos 18 anos, jovem ensina como empreender no setor de acessórios

10/01/2015 07h07
Aos 18 anos, jovem ensina como empreender no setor de acessórios

Jovem, ousado, criativo e empreendedor. Arapiraquense, Jeovane De Luca tem apenas 18 anos, mas já fala como um experiente empresário. Ele elenca passo-a-passo o que precisa ser feito para o planejamento de uma empresa e segue à risca os preceitos da eficácia de empreender para montar o seu caminho e fazer do ramo de acessórios um setor rentável. A pouca idade não denuncia: ele tem máquina de cartão, gerencia as próprias redes sociais, tem dois auxiliares e montou um site para expandir as vendas.

Ele vive a realidade de qualquer jovem na expectativa do resultado da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em contrapartida, a vontade de ingressar na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ocupa espaço com a vida empreendedora. Desde os 15 anos começou, por hobby, a fazer pulseiras para amigas do colégio.

O que era um passatempo ficou sério. “Fiz das bijuterias um meio legal de garantir, pelo menos, em parte, minha sustentabilidade. Minhas primeiras experiências foram através de modinhas de pulseiras de macramê, depois disso não parei. Recentemente, abri uma microempresa e, com isso, precisei comprar uma maquineta de cartão, para poder expandir e garantir mais as vendas”, contou De Luca.

E essa garantia nas vendas, sai, segundo ele, pelo diferencial no trabalho. Apesar de estar em um dos ramos mais concorridos – aqueles que produzem bijuterias se acumulam às centenas –, ele conta que “são poucos os que se sobressaem”. “O mercado exige mudanças constantes, mas o que alavanca e valoriza o trabalho é o estilo diferente e a qualidade do produto”, acrescentou. Para de destacar, ele aposta nas coleções temáticas, fruto de estudo de criação individual das peças – muitas das quais a tiragem é limitada para valorizar o produto.

Produto este consumido em sua maioria pelas mulheres, mas Jeovane não abre mão de expandir o leque para o público masculino. Com as vendas em expansão, ele não abre mão da conversa cara a cara com o cliente. “Eu vendo em domicilio, showroom e algumas das clientes preferem ir ao ateliê. O fato de ir até o cliente faz um diferencial enorme. Só o fato de você, de alguma forma, garantir o conforto de poder escolher uma peça em casa, oferece ainda a possibilidade de até provar com a roupa aquele acessório cairá bem”, explicou o jovem.

Além de trazer o diferencial nas vendas, ele investe, atualmente, nas peças bordadas (feitas à mão). Para dar conta da criação, produção, fotografia e atualização das redes sociais, ele conta com o auxílio de duas pessoas na confecção das peças – umas delas só para os bordados e a segunda com as outras peças. Com o crescimento, ele precisou expandir. E criou, há pouco tempo, um site para divulgação das peças, o que possibilita a venda para todo o Brasil. “O espaço virtual, destinado apenas a vendas, é bastante atrativo, pois dúvidas de preço, peso das peças, material utilizado”, afirmou.

Acumulando as funções de estudante, fotógrafo, empresário e criador, o multitarefas precoce dá a dica para quem quer empreender. “Para qualquer negócio dar certo, é preciso disciplina e investimento. Produto de qualidade requer dedicação. Então, é preciso colocar tudo no papel, o que entra o que saí e o que você poderá usar no final de tudo. Além disso, fazer com perfeição, ser metódico para o tipo de trabalho que faço, não é uma besteira e sim necessidade, que vai da compra do material até os trabalhos finais de embalar. Para 2015, tenho planos de abrir minha loja e fazer com que a empresa cresça e seja referência na região”, disse De Luca.

Serviço

Site: http://lucaacessorios.com.br/

Instagram: @lucaacessorios

Facebook: Luca Acessórios

Sobre o blog

O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.

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