Claudio Barbosa

Claudio Barbosa

Claudio Barbosa

Agência do Ministério do Trabalho deverá funcionar em prédio alugado

30/07/2015 19h07
Agência do Ministério do Trabalho deverá funcionar em prédio alugado

As pessoas foram surpreendidas com o fechamento da Agência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), situada na rua Fernandes Lima, em Arapiraca. Na agência regional são atendidas pessoas do agreste e, também, das cidades de Junqueiro, Teotônio Vilela, Coruripe, São Sebastião, Igreja Nova e Penedo. Foram também fechadas as agências de Maragogi, União dos Palmares e Palmeira dos Índios, por conta de problemas encontrados na estrutura desses locais e as reformas terão início em setembro. Com isso a emissão da carteira de trabalho e serviços como o pedido do seguro desemprego estão suspensos.

Em Arapiraca, a secretária municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Mirka Lúcio, esteve reunida nesta quinta-feira (30) com o superintende regional do MTE, Israel Lessa e o gerente da agência regional, José Wilames do Nascimento, para discutir uma alternativa. Ficou acertado que na manhã desta sexta-feira (31), um imóvel será visitado e, caso haja aprovação, deverá ser utilizado para o funcionamento provisório da agência.

Os custos

De acordo com Mirka Lúcio, o custo do aluguel desse imóvel será por conta do Estado. “Nós da Prefeitura não temos condições, nem temos prédio para ser disponibilizado de imediato para eles”. Sem querer citar mais detalhes, afirmou que o local a ser visitado é bom e acredita que tudo vai dar certo.

Seguro Desemprego

Enquanto os serviços da agência do Ministério do Trabalho e do Emprego estão interrompidos, uma alternativa para dar entrada no Seguro Desemprego é a Casa do Trabalhador/SINE, localizado na rua São Francisco. Porém, a Secretária Mirka Lúcio ressaltou que há um limite no atendimento diário. “Com essa situação, vamos ver a possibilidade de aumentar este número”, disse ela em entrevista ao programa Microfone Aberto, da Novo Nordeste AM 570. “A gente não pode dizer que vai atender a todos, sem ter estrutura”, afirmou.

Carteira de Trabalho

Quanto a Carteira de Trabalho, não há outra alternativa a não ser esperar, uma vez que o Ministério do Trabalho é o responsável pela confecção. “Não adianta a gente (SINE) fazer sem o Ministério, sem a confecção da carteira”, explicou a titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços. Segundo ela, caso não seja conseguido um local imediatamente, será uma estudada uma maneira da Secretaria ajudar nesse processo.
 

Sobre o blog

Radialista 

Arquivos