Igor Ribeiro
Casos de Microcefalia no Nordeste: Qual a causa para a manifestação da doença?

Centenas de crianças no Nordeste nasceram nos últimos meses com cérebros menores do que o normal. É a chamada Microcefalia. Em Alagoas, três casos de microcefalia foram registrados este ano pela Secretaria Estadual da Saúde de Alagoas ( SESAU). Segundo a secretaria o número de casos é considerado um sinal de que a criança nasceu com a doença por diversos fatores, mas que ainda não há comprovação de que o problema ocorre em virtude do Zica Vírus ou da Febre Chikungunya.
Na quarta-feira (11), o Ministério da Saúde afirmou em coletiva de imprensa que está investigando o aumento de casos de microcefalia no Nordeste. Diante do aumento dos casos, o ministro da saúde, Marcelo Castro, declarou estado de emergência em saúde pública por causa da situação. "Todas as hipóteses estão sendo avaliadas", disse o ministro.No estado vizinho, Pernambuco, nos últimos quatro meses, cerca de 145 crianças foram diagnosticadas com a anomalia, o que levou especialistas a investigar o alto índice da doença.
Em Alagoas, nas unidades de saúde que fazem atendimento de crianças e bebês, a indicação é de que os possíveis casos de microcefalia sejam informados à Sesau imediatamente, para que sejam investigados. De acordo com a Sesau, em dez anos, a doença atingiu 29 crianças em Alagoas, mas o quadro é considerado um sinal e não um diagnóstico de diversas síndromes, como a Down.
A situação de Alagoas é diferente da encontrada em Pernambuco, onde foram identificados 268 casos. Segundo o ministro, a média de casos para o estado era de 10 por ano, o que representa um aumento incomum.
Neste Domingo (22), o programa Fantástico da Rede Globo, exibiu uma reportagem sobre a doença que tem se manifestado assustadoramente na região Nordeste. Em Recife, duas Médicas: mãe e filha ambas neuropediatras detectaram algo de estranho: Trata-se do aumento de casos de bebês que estavam nascendo com Microcefalia.
A Microcefalia é uma doença rara e se manifesta durante a gravidez quando a gestante ingeri algum tipo de droga ou passa por alguma infecção, porém em nenhum dos casos registrados em Recife apresentou nenhuma dessas características o que impressiona especialistas que vem pesquisando a causa da doença vim se manifestando com uma frequência elevada no estado de Pernambuco, hipóteses são levantadas como possivelmente ser devido o: Zica Vírus ou a Febre Chikungunya como possíveis causas da manifestação da doença, porém ainda não se sabe ao certo.
Confira aqui a reportagem exibida no Fantástico sobre a Doença!
Sobre o blog
Universitário de Administração de empresas pela Unopar e Letras pela Ufal, fundador do Blog de Igor. Adora lidar com as palavras e com elas opina e aborda sobre diversos assuntos em seus blog´s.Arquivos
Últimas notícias

CSA empata com o Confiança na partida deste sábado (24) no Rei Péle

Padre José da Paróquia São Luiz Gonzaga em Arapiraca é localizado

Olhar da Gente: Hospital da Cidade realiza mutirão de cirurgias de catarata

Academia CAFC realiza workshop de capacitação em Primeiros Socorros, em Arapiraca

Câmera de videomonitoramento da SSP registra exato momento de desabamento de galpão no Jaraguá
