Igor Ribeiro

Igor Ribeiro

Igor Ribeiro

Casos de Microcefalia no Nordeste: Qual a causa para a manifestação da doença?

23/11/2015 00h12
Casos de Microcefalia no Nordeste: Qual a causa para a manifestação da doença?

Centenas de crianças no Nordeste nasceram nos últimos meses com cérebros menores do que o normal. É a chamada Microcefalia. Em Alagoas, três casos de microcefalia foram registrados este ano pela Secretaria Estadual da Saúde de Alagoas ( SESAU). Segundo a secretaria o número de casos é considerado um sinal de que a criança nasceu com a doença por diversos fatores, mas que ainda não há comprovação de que o problema ocorre em virtude do Zica Vírus ou da Febre Chikungunya.

Na quarta-feira (11), o Ministério da Saúde afirmou em coletiva de imprensa que está investigando o aumento de casos de microcefalia no Nordeste. Diante do aumento dos casos, o ministro da saúde, Marcelo Castro, declarou estado de emergência em saúde pública por causa da situação. "Todas as hipóteses estão sendo avaliadas", disse o ministro.No estado vizinho, Pernambuco, nos últimos quatro meses, cerca de 145 crianças foram diagnosticadas com a anomalia, o que levou especialistas a investigar o alto índice da doença.

Em Alagoas, nas unidades de saúde que fazem atendimento de crianças e bebês, a indicação é de que os possíveis casos de microcefalia sejam informados à Sesau imediatamente, para que sejam investigados. De acordo com a Sesau, em dez anos, a doença atingiu 29 crianças em Alagoas, mas o quadro é considerado um sinal e não um diagnóstico de diversas síndromes, como a Down.

A situação de Alagoas é diferente da encontrada em Pernambuco, onde foram identificados 268 casos. Segundo o ministro, a média de casos para o estado era de 10 por ano, o que representa um aumento incomum. 

Neste Domingo (22), o programa Fantástico da Rede Globo, exibiu uma reportagem sobre a doença que tem se manifestado assustadoramente na região Nordeste. Em Recife, duas Médicas: mãe e filha ambas neuropediatras detectaram algo de estranho: Trata-se do aumento de casos de bebês que estavam nascendo com Microcefalia. 

A Microcefalia é uma doença rara e se manifesta durante a gravidez quando a gestante ingeri algum tipo de droga ou passa por alguma infecção, porém em nenhum dos casos registrados em Recife apresentou nenhuma dessas características o que impressiona especialistas que vem pesquisando a causa da doença vim se manifestando com uma frequência elevada no estado de Pernambuco, hipóteses são levantadas como possivelmente ser devido o: Zica Vírus ou a Febre Chikungunya como possíveis causas da manifestação da doença, porém ainda não se sabe ao certo.

Confira aqui a reportagem exibida no Fantástico sobre a Doença!

Sobre o blog

Universitário de Administração de empresas pela Unopar e Letras pela Ufal, fundador do Blog de Igor. Adora lidar com as palavras e com elas opina e aborda sobre diversos assuntos em seus blog´s.

Arquivos