Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

O Exército para combater o Zika e a microcefalia

01/12/2015 02h02
O Exército para combater o Zika e a microcefalia

Zika - um vírus transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito transmissor da dengue. Mas que tem efeitos mais dramáticos.

O vírus zika está, de fato, associado a aparição da microcefalia, isto é, a má-formação do cérebro de recém-nascidos.

A maioria dos casos está no Nordeste do Brasil. Alagoas é o quinto estado no ranking nacional com 59 casos. Perde para quatro estados da mesma região, inclusive ele: o Nordeste.

Pernambuco lidera com 646 casos, seguido da Paraíba com 248, Rio Grande do Norte com 79 e Sergipe com 77 casos de microcefalia.

O governo federal terá ajuda do Exército para combater o mosquito, justamente por causa dos casos de microcefalia. Até representantes da agência de saúde dos Estados Unidos virão ao país para estudar o Zika vírus e a microcefalia.

O Brasil já tem, ao todo, 1.248 casos dessa complicação que intriga a ciência, a medicina. Doença que pode trazer sequelas ao desenvolvimento cognitivo e motor da criança.

Arapiraca tem quatro casos de microcefalia. Um deles intrauterino, ou seja, a criança ainda no útero da mãe, diagnosticado pelo exame de ultrassonografia.

A prefeitura da cidade iniciou um mutirão para a população ajudar no combate do mosquito da dengue. Uma ação coletiva que só terá efeito se cada um fizer a sua parte e cuidar, de uma vez por todas, da sua própria casa.

É preciso eliminar os possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. Fazer uma limpeza geral e evitar água acumulada em qualquer tipo de recipiente.

Recém-nascidos com microcefalia precisa de acompanhamento específico com neurologista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

A Secretaria de Saúde de Arapiraca confirmou que as mulheres com bebês com microcefalia tiveram sintomas do vírus Zika.

As autoridades da saúde precisam ser mais rigorosas, mais duras, mais combativas para colocar a população nessa luta de forma efetiva.

Caso contrário o mosquito da dengue irá contribuir para o nascimento de seres humanos deformados, dependentes da fragilidade do serviço público de saúde.

Ou se combate o mosquito Aedes aegypti ou ele colocará em xeque a vida de todos nós, bebês ou não.

O Exército, nesta luta, é cada um de nós. Vamos à luta!

 

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos