Mozart Luna
Prefeita Célia Rocha pode não ser candidata a reeleição
Por motivos de saúde, Célia Rocha pode não ser candidata a reeleição para a Prefeitura Municipal de Arapiraca. Sendo assim, o PMDB deve lançar um nome próprio para o pleito deste ano.
Segundo apurou nosso blog, a prefeita já teria comunicado sua decisão ao governador Renan Filho e ao vice, Luciano Barbosa, ambos do PMDB.
Diante dessa situação o partido deverá escolher, dentro de seus quadros, o candidato a prefeito e o primeiro convocado é o vice-prefeito Yale Fernandes, que assumiu o cargo há pouco mais de 25 dias, e já demonstrou força nas primeiras ações realizadas à frente da administração.
O segundo nome que o partido guarda é o do deputado estadual Ricardo Nezinho, que até agora não se manifestou sobre o assunto.
A decisão definitiva do PMDB com relação ao nome escolhido deverá ocorrer logo depois que a prefeita Célia Rocha oficializar e tornar pública sua decisão de não ir mais para reeleição e encerrar sua carreira política, já que pretende cuidar da saúde e de sua vida pessoal.
Mesmo assim, Célia Rocha não estará totalmente ausente do processo político e vai se engajar no trabalho para eleger o nome escolhido pelo PMDB.
Célia é médica e começou sua vida política como vereadora ao lado da também médica Ceci Cunha, que foi assassinada no exercício do mandato. A prefeita petebista já exerceu o cargo de prefeita de Arapiraca por duas vezes consultivas. Foi também deputada federal, deixando o mandato para voltar à prefeitura em 2012, quando disputou a eleição municipal com o ex- deputado federal Rogério Teófilo (PSDB) saindo vencedora.
Oposição se arma
O processo eleitoral em Arapiraca foi iniciado desde o final ano passado, quando o empresário Adoniran Guerra (PR) anunciou a formação de uma frente de partidos de oposição. Na última sexta-feira (4), esse grupo realizou sua primeira reunião pública, anunciando os candidatos a vereadores, e Rogério Teófilo como pré-candidato a prefeito, mais uma vez.
O grupo é formado pelo empresário Ricardo Barreto (PSB), a vereadora Aurélia Fernandes (ex-PMDB e agora PSB), Elionaldo Magalhães (Solidariedade) e deputado Rodrigo Cunha (PSDB), que segundo uma fonte do grupo, só decidiu integrar a frente de oposição depois que soube que a prefeita Célia Rocha não seria mais candidata, já que ele possui uma grande laço de amizade e afeição pela prefeita.
Segundo informações obtidas ainda junto a integrantes do grupo, um plano B está sendo montado tendo deputado Rodrigo Cunha como prefeito e o vice-Rogério Teófilo.
Sobre o blog
Jornalista