Hector Martins
Direitos Humanos só pra bandido(?)
Criou-se um mito social, ou melhor, um “monstro social” difícil de ser domado e que dia-a-dia engole a própria sociedade e a leva para o caos.
Não há mistério! Direitos Humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos [bons e ruins].
Há tempo que o artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos do Homem já ensinava que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
Direitos Humanos são amplos, incluem o direito à vida, à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho, à educação, à saúde, à moradia, à integridade, dentre uma infinidade de outros direitos.
Pejorativamente surge o “Direito dos Manos”, como se apenas os infratores da lei penal tivessem as garantias provenientes desse direito. Eis o nascimento do “monstro”. Há quem diga que uma mentira contada várias vezes se torna verdade. Prefiro a quem prega que continua sendo uma mentira!
Respeitáveis instituições possuem algum núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público, da mesma forma, inúmeros governos já elevaram ao nível de Secretaria, para monitoramento e elaboração de políticas públicas específicas, justamente pela necessidade de proteção aos “escrachados Direitos”.
Assim como o médico jura salvar vida, o advogado jura proteger os Direitos Humanos, e isso o faz, diuturnamente, no exercício do seu mister.
Quero dizer com isso que o principal garantidor dos Direitos Humanos é o advogado, notadamente, quando bens jurídicos, como a liberdade humana, estão em jogo. É esse advogado que tenta segurar a mão pesada e injusta, por vezes, do Estado. É esse mesmo advogado que assegura a ampla defesa e o contraditório. É ainda esse advogado que, não raras vezes, é “confundido” com o próprio cliente infrator da lei.
De uma coisa eu tenho certeza, a criminalidade desenfreada não é culpa dos Direitos Humanos, como alguns tentam propagar criminosamente. A premissa é justamente contrária: a criminalidade está desenfreada justamente por falta de Direitos Humanos. Duvida? Então retorne ao início do texto e relembre o significado real de Direitos Humanos.
Sobre o blog
Advogado (sócio fundador do Escritório Ventura & Martins Advocacia Associada); Atual Presidente da OAB ? Arapiraca (AL); Professor Universitário (Cesmac do Agreste); Pós-graduado em Direito do Estado e Pós-graduado em Ciências Criminais Ex-Subprocurador Geral do Município de Arapiraca (AL)
Arquivos
Últimas notícias

Justiça anula eleição de presidente da Câmara de Vereadores de Japaratinga

Falsos policiais executam homem com mais de 20 tiros em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto levava filha para a casa da ex-esposa em Arapiraca

Operação cumpre mandados contra esquema de notas fiscais falsas com prejuízo de R$ 150 milhões em AL

Jovem de 26 é preso em posto de combustíveis em Arapiraca
