Politicando
Mesa Diretora comenta decisão que suspende reajuste dos salários dos vereadores de Arapiraca
A Câmara Municipal aprovou no penúltimo dia de dezembro de 2016 o texto da Lei nº 3.239/2016, produzindo a partir de janeiro de 2017. A presidente da Casa Herbene Melo, vereadora Graça, recebeu o blog Politicando para comentar a decisão da 4ª promotoria de Justiça de Arapiraca, que suspende o reajuste de 20% nos vencimentos dos salários dos vereadores.
“Recebemos com a maior tranquilidade a recomendação do MPE/AL, mesmo porque ao assumir a casa legislativa no dia primeiro de janeiro deste ano, eu já sabia dos problemas que iria enfrentar como presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, principalmente nos termos financeiros e como conhecedora dos trâmites da casa, sabia que os nossos salários é vinculado ao da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e como o da Casa de Tavares Bastos não havia sido sancionado não estaria em vigor. Baseado nisso, houve uma reunião com todos os vereadores e nós assinamos um termo de renúncia e os nossos salários serão igual ao de 2016”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Arapiraca.
De acordo com a Mesa Diretora, já foi encaminhado para o doutor Napoleão Amaral Franco, no mês passado, a lei que aumenta os nossos salários, junto com os nossos salários e o termo de renúncia. “Em janeiro deste ano, os vereadores já receberam os salários com os mesmos vencimentos de 2016 sem o reajuste. Mesmo assim, já estou respondendo nesta sexta-feira (03), ao MPE/AL a resposta da recomendação que eles nos enviou no dia 27 de janeiro.
Na opinião da vereadora Graça, o reajuste que foi proposto pela Câmara Municipal de Arapiraca não pode ser considerado inconstitucional. Acompanhei o pronunciamento do promotor quando ele disse que o reajuste tem um vício formal, mas que ele não ia entrar no mérito. “A constituição é muito clara quando diz que municípios de 100 a 300 mil habitantes, o vereador deverá receber 50% dos salários dos deputados. É um direito constitucional, somos nós que aumentamos os nossos salários e só podemos aumentar a cada quatro anos, se vota em uma legislatura para outra”, finalizou.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
DMTT anuncia mudanças no trânsito na região da Av. Gustavo Paiva
Rodrigo Cunha firma parceria com Google para ampliar uso de tecnologia e inovação em Maceió
São João Raiz tem noite de acordeon e coco de roda nesta quarta-feira (17)
Polícia prende em PE e SP suspeitos de tentativa de latrocínio em Quebrangulo
Homem é preso por descumprir medida protetiva em Santana do Ipanema
