Politicando

Politicando

Politicando

Renan Filho assina em Brasília retomada das obras da BR-101

22/02/2017 15h03
Renan Filho assina em Brasília retomada das obras da BR-101

A duplicação da rodovia BR-101 em Alagoas, nos trechos que compreendem as cidades de Rio Largo, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela, será retomada em até 60 dias. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (22), durante a assinatura da ordem de serviço para os lotes 4 e 5, em Brasília (DF), com a presença do governador Renan Filho, no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Os lotes liberados têm extensão de 78,1 quilômetros e estavam com os serviços suspensos desde 2012. Com a assinatura desta ordem, o Governo Federal regulariza todas as obras da BR-101 que estavam suspensas em Alagoas. A obra tem o valor global de R$ 419 milhões. Deste total, R$ 270 milhões já estão garantidos no orçamento que será enviado para o Estado, ainda este ano.

A assinatura da ordem de serviço foi celebrada pelo governador Renan Filho, pela importância social e econômica que a BR-101 representa para o Estado.

“Esta é uma obra que se arrastava há anos e, agora, está andando rapidamente. Em Novo Lino já está adiantada, e vai avançar muito mais com o início do trecho de Rio Largo a São Miguel dos Campos e de São Miguel a Teotônio Vilela, trazendo grandes benefícios para Alagoas. Ela integra regionalmente, aproxima as pessoas, reduz custos e possibilita o avanço econômico do Estado”, afirmou o governador.

“Cada vez que uma obra desta é destravada, pessoas trabalham nela, consomem a partir de seus salários e isto faz com que o Estado enfrente a crise de cabeça erguida”, justificou o chefe do Poder Executivo estadual.

Renan Filho destacou a importância da parceria entre os governos estadual e federal na viabilização de grandes obras para Alagoas. “Sempre venho a Brasília buscar recursos para o nosso Estado. Estamos tendo muito sucesso com a viabilização de recursos. O presidente Michel Temer está priorizando Alagoas; temos dois ministros alagoanos e uma bancada muito forte, com o senador Renan Calheiros viabilizando esses recursos para o Estado”, destacou o governador.

A partir da assinatura da ordem de serviço, a empresa vencedora da licitação já está apta para iniciar os trabalhos. A previsão é que ela seja concluída em 2018. Em Alagoas, também estão em andamento as obras do lote três, que interliga as cidades de Joaquim Gomes e Rio Largo. Os trabalhos neste trecho da BR-101 já avançaram em 70% com a terraplanagem e a pavimentação já foi iniciada.

“Nos últimos meses conseguimos muitos avanços em infraestrutura para Alagoas. Retomamos a duplicação da BR-101, celebrada com a assinatura dessa ordem de serviço. Podemos dizer que é a principal obra viária do Estado. Tudo isso tem sido possível, graças à parceria com o Governo de Alagoas, que tem sido diligente com os projetos e andamento das obras”, disse o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.

Outras obras

Ainda durante a solenidade, que teve a participação da bancada federal alagoana, foram apresentadas todas as obras que estão em andamento e planejadas para ter início ainda em 2017, em Alagoas, a exemplo dos projetos de novos aeroportos.

“Estamos avançando nos projetos dos aeroportos de Maragogi, Penedo e Arapiraca, que serão de grande importância para fomentar o turismo no Estado. O de Maragogi está sendo viabilizado depois de dez anos. Já temos a autorização ambiental e os para sua construção. Esperamos iniciá-lo no segundo semestre deste ano. O de Penedo, que estava abandonado, iremos revitalizá-lo e colocá-lo em uso. Já o de Arapiraca, estamos definindo a área para dar andamento às obras”, explicou Renan Filho.

As obras do Porto de Maceió, do viaduto da Polícia Rodoviária Federal e a criação de um eixo viário que liga a BR-424, BR-316 e BR-101 também foram apresentados.

“Todas elas são de grande importância para o desenvolvimento do Estado e, sem dúvidas, irão fomentar o turismo, gerar empregos e renda para os alagoanos”, completou o governador.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos