Politicando
Assembleia promulga lei de incentivo aos veículos híbridos ou movidos a gás natural
A Assembleia Legislativa de Alagoas promulgou nesta sexta-feira, 10, a Lei que dispõe sobre o tratamento tributário relativo ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. A proposta havia sido vetada parcialmente pelo Governo do Estado, na sua alínea“d”, do inciso IV, do artigo 8º, que dispõe sobre a concessão de 1,5% em incentivos para veículos que utilizem gás natural ou veículos híbridos, que possuem mais de um motor de propulsão, usando cada um seu tipo de energia para funcionamento. Fundamental, nesse caso, é que a fonte energética de um dos motores seja energia elétrica.
O ato do presidente do Legislativo, deputado Luiz Dantas, promulgando a Lei nº 7.862/2016, está publicado na edição desta sexta-feira, do Diário Oficial do Estado. O veto parcial do governo foi rejeitado por unanimidade pelo plenário da Casa, durante a sessão ordinária realizada no último dia 23 de fevereiro.
Veja também
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
JHC visita Delmiro Gouveia e se reúne com ex-prefeito Lula Cabeleira
'Preciso dele feliz', diz Vorcaro sobre imóvel para ex-presidente do BRB
Casa de irmão do papa Leão XIV é alvo de ameaça de bomba nos Estados Unidos
PGR pede ao Supremo retorno de Monique Medeiros à prisão
Governo de AL inaugura sala do Programa Saúde Até Você Digital em Junqueiro
