Detran intensifica controle sobre fabricação e instalação de placas veiculares
Para combater o comércio ilegal e fortalecer o controle e a segurança durante os procedimentos de emplacamento de veículos, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) reuniu proprietários de casas de placas nesta sexta-feira (10), para intensificar o controle sobre a fabricação e instalação de placas veiculares no Estado.
Portaria a ser publicada na próxima segunda-feira (13), no Diário Oficial do Estado, trará novas regras para o processo, gerando também um controle sistemático de ordem tributária.
“É uma questão de segurança pública, o Detran/AL não pode permitir esse ambiente de vulnerabilidade. Existe uma precariedade dos elementos utilizados durante a fabricação de placas, que comprova as inúmeras reclamações dos usuários. Além da necessidade de adoção de mecanismos que propiciem o combate efetivo à clonagem de placas de identificação de veículos, inclusive considerando as condutas criminosas utilizadas por veículos clonados”, enfatizou o diretor-presidente da autarquia, Antônio Carlos Gouveia.
Segundo ele, o Detran/AL está buscando a melhor forma de normatizar o processo conforme a Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. “O Governo de Alagoas atua com responsabilidade e o Detran/AL não só defende a transparência como também a rigidez no sentido de buscar caminhos que evitem irregularidades”, disse Antonio Carlos Gouveia.
“Precisamos estar atentos diante da preocupação que o caso requer e a atenção que tem que ser dada, não só pelo Detran, como também pelos órgãos de polícia e controle. Em 2015 recebemos 58 processos de suspeita de clonagem de veículos e 67 em 2016, além dos que não compareceram ao órgão para registrar”, concluiu o diretor-presidente do Detran/AL.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
