De Prima com Jânio Barbosa
Contador de histórias desde 1995, o catarinense Sergio Bello participa do Circuito de Oralidades do Sesc
O circuito de oralidades faz parte dos três eixos do projeto Arte da Palavra, e abarca manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia, privilegiando a experimentação e a dinâmica da narração de histórias e da performance, funcionando não só como uma simples apresentação, mas também como um laboratório de fruição narrativa e poética.
O narrador Sergio trará como ponto de partida nomes de Macunaíma e seus dois irmãos, um espetáculo que parte da alegoria construída por Mário de Andrade acerca das origens étnicas fundamentais do brasileiro: indígena, africana e europeia. A partir da narração do trecho inicial da obra “Macunaíma”, do nascimento do herói até o banho na água encantada que o transforma em branco, seu irmão Jiguê em índio e Maanape que permanece negro, são narrados contos da tradição oral indígena, africana e europeia.
Sobre o Projeto:
O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações. Durante o ano de 2018, mais de 70 representantes da diversidade literária brasileira percorrerão todos os estados do país.
A fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, o projeto tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.
Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o Arte da Palavra é composto por três eixos: Os Circuitos de Autores e de Oralidades, que promovem o encontro de escritores de diferentes locais do país, com suas diversas dicções, por meio de debates e apresentações artísticas; e o Circuito de Criação Literária, que promove a formação de leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias.
Dentre os participantes de 2018, nomes como Daniel Galera, Stella Maris Resende, Cidinha da Silva, André de Leones e Bruna Beber percorrerão o país. Entre março e dezembro, serão realizados mais de 700 encontros, apresentações e oficinas.
Sobre o circuito de oralidades
Abarca as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações. De forma sistemática e criteriosa, o circuito aproxima, em cada manifestação, a riqueza e multiplicidade de vozes, ideias e costumes, por meio de saraus, performances, slam poetry, repentes e outras manifestações que se multiplicam Brasil afora. A fim de contemplar ao máximo as possibilidades da fruição oral da palavra, a curadoria do projeto busca selecionar espetáculos que retratem as diferentes tradições e suas vertentes contemporâneas.
O circuito privilegia a experimentação e a dinâmica da narração de histórias e da performance, funcionando não só como uma simples apresentação, mas também como um laboratório de fruição narrativa e poética.
Sobre o narrador de histórias
Sergio Bello (SC)
É Contador de histórias desde 1995, quando desenvolveu projeto "Hora do Conto" nas escolas Sarapiquá e Autonomia (Florianópolis - SC). A partir do ano 2000, passou a formar contadores de histórias em oficinas e cursos, promovidos principalmente pelo SESC-SC. Em 2004 concluiu dissertação de mestrado intitulada "Quem conta um conto - as implicações pedagógicas da narração de histórias" (Centro de Ciências da Educação - Universidade Federal de Santa Catarina). Tem participado de editais de circulação de espetáculos de narração de histórias, como Projeto Baú de Histórias (SESC-SC); Cultura 2014 – MinC, com o espetáculo ”Contos da Ilha da Magia, em Porto Alegre RS, com a companhia Sandra Baron; Prêmio Elizabete Anderle de incentivo à cultura (Fundação Catarinense de Cultura) com o espetáculo “Contos Fantásticos da ilha de Santa Catarina”, edição 2015/16. Participou de festivais internacionais de contadores de histórias no Brasil (Boca do Céu, edições de 2008 e 2010; Simpósio internacional de Contadores de Histórias e Maratona de Contos do R. J. edição 2010; 1º Encontro Caixa de Contadores de Histórias – Salvador, BA, 2009), e no exterior (Convenio Internacional “La via dela Fiabe, Pavia, Itália, 2006; 20º Festival Abrapalabra, Bucaramanga, Colômbia, 2014).
SERVIÇO
MACEIÓ
- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Oralidades.
- Quem: Sérgio Bello (SC).
- Local: Rua Barão de Maceió, 229, Centro (Teatro Jofre Soares, Sesc Centro)
- Data: 02/07/2018
- Horário: 19h
- ENTRADA FRANCA.
ARAPIRACA
- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Oralidades.
- Quem: Sérgio Bello (SC).
- Local: Avenida Manoel Severino Barbosa, Bom Sucesso, Arapiraca (Auditório Ufal – Campus Arapiraca)
- Data: 03/07/2018
- Horário: 19h
- ENTRADA FRANCA.
PALMEIRA DOS ÍNDIOS
- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Oralidades.
- Quem: Sérgio Bello (SC).
- Local: Rua Sonho Verde, s/n, Eucalipto, Palmeira dos Índios (Auditório da Ufal – Campus Palmeira dos Índios)
- Data: 04/07/2018
- Horário: 19h
- ENTRADA FRANCA.
Arquivos
Últimas notícias
Tentativa de homicídio
Homem de 47 anos é alvo de disparos de arma de fogo em Olho d'Água do Casado
Nasceu de novo!
'Sobrevivente’ desistiu de embarcar em ônibus horas antes da tragédia
POLÍTICA
Senado deve votar projeto que regulamenta inteligência artificial até o fim deste ano
União dos Palmares
MPAL pede informações sobre condições do ônibus que despencou na Serra da Barriga
Ataque a tiros
Homem é assassinado e outro fica ferido no bairro Olho d'Água dos Cazuzinhos, em Arapiraca
Milagre da vida