Paulo Marcello
Renan entrega novo HE do Agreste e homenageia médico Rodrigo Catunda
Hospital teve sua capacidade de internação triplicada para 120 novos leitos de enfermaria
Na manhã desta quarta-feira (4) o governador Renan Filho (MDB), ao lado do vice-governador Luciano Barbosa (MDB), do senador Renan Calheiros (MDB) e do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, entregou as obras de reforma e ampliação do Hospital de Emergência (HE) Daniel Houly (antiga Unidade de Emergência), em Arapiraca.
A nova Ala de Internação do HE recebeu o nome do cirurgião Rodrigo Catunda, falecido em 2014, aos 35 anos de idade. O médico era especialista em cirurgias buco-maxilo-facial. O profissional ingressou na extinta UE por meio de concurso público, em agosto de 2003. Rodrigo exerceu o cargo de chefe do setor de cirurgia de sua especialidade entre os anos de 2007 e 2009.
HE
O Hospital de Emergência, localizado na AL-220, teve sua capacidade de internação triplicada, passando de 40 para 120 novos leitos na Enfermaria. A ampliação contemplou ainda a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que passou de 7 para 21 leitos. As obras foram executadas pelo Governo de Alagoas, por meio da secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
“Essa é uma obra que faz parte da prioridade do governo do Estado. A triplicação do Hospital de Emergência vai possibilitar que mais pessoas sejam atendidas com mais qualidade e melhoria significativa de seus quadros de saúde. O Hospital do Agreste é fundamental para a saúde do povo de Arapiraca, de Alagoas e de outros Estados vizinhos como Sergipe, Pernambuco e Bahia. De modo que estamos entregando a maior ampliação de todos os tempos. E quero confirmar que nós também vamos construir o Hospital do Câncer em Arapiraca, ao lado da sede do Ifal, tudo isso com 100% de recursos próprios. Enquanto os outros Estados tem dificuldade para caminhar, nós estamos avançando para a melhoria dos nossos serviços e para melhoria de vida do povo de Alagoas”, destacou Renan Filho.
O novo HE foi dotado de um Centro de Tratamento para Vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e já está contando com profissionais especializados. O Hospital ganhou também modernos equipamentos, como cardioversores, desfibriladores, monitores, ventiladores mecânicos, aparelhos de anestesia, endoscópio, bisturis elétricos, entre outros aparelhos de uso médico.
Estiveram presentes a inauguração, o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), secretários municipais e vereadores, deputados estaduais e federais, secretários de Estado, representantes da junta médica, assistência social, enfermagem e do corpo técnico de servidores.
O Hospital de Emergência Daniel Houly completou 15 anos com outra importante marca. Já são mais de 600 mil atendimentos e um índice de satisfação da ordem de 98% de aprovação pelos pacientes e acompanhantes.
Sobre o blog
Radialista, animador de eventos e mestre de cerimônias. Apresentador do programa Na Mira da Notícia na rádio Gazeta FM Arapiraca. Repórter e blogueiro do Portal 7 Segundos.