Paulo Marcello

Paulo Marcello

Paulo Marcello

TSE lança campanha pelo voto consciente 'do meu vizinho'

Mas afinal de contas, o que 'bixiga licha' é esse tal de voto da consciência?

11/07/2018 10h10
TSE lança campanha pelo voto consciente 'do meu vizinho'

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, mais uma vez, uma campanha para tentar estimular o voto consciente do eleitor no pleito de 2018. A ideia é linda no papel: Conscientizar o eleitor sobre importância de estar bem informado e ciente do valor de seu voto.

O meu vizinho, que não terá o nome divulgado aqui, já me adiantou: “Esse ano o valor do meu voto é de R$ 200,00”, ironizou.

Mas não é esse o ‘valor’ o qual se refere o TSE, mas na importância do cidadão estar bem informado sobre seus candidatos. E meu vizinho emplacou outra:

“Estou muito bem informado sobre os candidatos que tem por aí. É tudo ladrão e eu quero a minha parte,” (riu).

Enquanto isso, o TSE gastou uma fortuna para produzir filmes que serão veiculados na TV, internet e salas de cinema, mandou confeccionar cartazes, posts para redes sociais e spot para rádios. Também foi disponibilizado um plano de mídia que especifica como essas peças deverão ser utilizadas. É tudo muito bem produzido cuja palavra de ordem é: Voto Consciente.

Do lado da minha casa ouvi uma voz sombria indagando:

“Como é que eu posso votar no melhor político para o meu Estado se o melhor nem candidato é? A gente não escolhe, a gente vota nos candidatos que ‘eles’ escolhem e nesse balaio só tem farinha do mesmo saco”, disse revoltado.

O material da campanha do TSE está disponível no link http://www.tse.jus.br/imprensa/campanhas-publicitarias. O filme e o spot para rádio avisam: “A vida é feita de caminhos e escolhas. As eleições também. Eleitores que se informam sobre seus candidatos sabem aonde querem chegar. Faça do seu voto consciente um caminho para um Brasil melhor”.

Além do chamado para que o eleitor participe das eleições gerais de outubro e o faça de forma consciente, buscando informações da vida pregressa dos candidatos, a campanha procura desmistificar o boato de que votos nulos e brancos podem anular uma eleição. Ao contrário, o resultado do pleito é computado a partir de cada um dos votos válidos digitados nas urnas eletrônicas.

Como preparação para o pleito de outubro, a Assessoria de Comunicação do TSE, responsável pela produção da campanha, planeja lançar outras campanhas informativas ao longo do ano. Entre os temas que serão abordados estão a segurança do voto eletrônico, o passo a passo da votação, os documentos obrigatórios para votar e as regras para o uso do telefone celular no dia da eleição.

Nesta hora, o meu vizinho me mostra uma pesquisa que aponta que dos 27 deputados estaduais de Alagoas, dos 9 federais, além dos 3 senadores e o governador, mais de 80% vai continuar sentado na mesma cadeira pelos próximos 4 ou 8 anos.

Ainda de acordo com o levantamento que meu vizinho pesquisou na internet, cerca de 30% não vai votar, vai votar em branco ou anulará o voto; e então me perguntou:

“Como é que pode haver mudança na política se o povo não muda os políticos?”.

A campanha do TSE, das ONGs, das cooperativas e da OAB pelo “Voto Consciente” vai ter o mesmo efeito que o Placebo, que já foi definido como qualquer medicamento dado ao paciente mais com o intuito de agradar do que beneficiar. Mais ou menos o que faz o político com o eleitor ou meu vizinho tá errado?

 

Sobre o blog

Radialista, animador de eventos e mestre de cerimônias. Apresentador do programa Na Mira da Notícia na rádio Gazeta FM Arapiraca. Repórter e blogueiro do Portal 7 Segundos.

Arquivos