Claudemir Calixto
Ministro Marco Aurélio Melo dá prosseguimento à denúncia contra Bolsonaro
O Procurador Geral República, Augusto Aras, é o responsável por analisar prosseguimento

O Uol divulgou na noite desta segunda-feira (30), que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, mandou a Procuradoria-Geral da República (PGR) analisar pedido de afastamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Marco Aurélio encaminhou a notícia crime protocolada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), devido ao "histórico das reiteradas e irresponsáveis declarações" feitas por Bolsonaro, ignorando a gravidade da pandemia da covid-19.
Os cinco advogados que assinam a petição – Joelson Dias, Thyago B. S. Mendes, Camila Carolina Damasceno Santana, Saraha Campos e Luísa Santos Paulo – argumentam que as reiteradas atitudes do presidente colocam em risco a saúde de todos os cidadãos brasileiros, em meio à crise da pandemia do coronavírus.
"Destaque-se que o crime supracitado praticado pelo Presidente da República é de ação penal pública incondicionada, que deve ser promovida privativamente pelo Procurador-Geral da República, com a competência do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar", defende o documento.
Ainda segundo o documento analisado por Marco Aurélio Melo, que destaca o isolamento social pregado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, Bolsonaro, com declarações e ações, infringe "determinações do poder público, destinadas a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”, sustenta a petição.
Conforme destaca o Uol, na notícia, Qualquer denúncia contra um presidente da República durante o mandato deve ser apresentada pela PGR. Cabe ao STF aceitá-la ou não. Em caso de o mandatário virar réu, um eventual processo de impeachment é votado pelo Congresso Nacional.
Veja também
Sobre o blog
Comunicador, cronista, poeta e contista alagoano. Cofundador do coletivo artístico Projeto PAIOL. Graduando em Letras pela Universidade Federal de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

Reprodução simulada do caso Ana Firmino será realizada nesta quinta-feira (15), em Maravilha
