Bastidores

Bastidores

Bastidores

MDB inicia processo para dissolver diretório em Arapiraca e tentar impedir candidatura de Barbosa

Senador Renan Calheiros enviou ofício a José de Macedo informando sobre julgamento na sexta (25)

20/09/2020 06h06 - Atualizado em 20/09/2020 06h06
MDB inicia processo para dissolver diretório em Arapiraca e tentar impedir candidatura de Barbosa

Enquanto o vice-governador Luciano Barbosa (MDB) se debruça sobre os preparativos de sua campanha para prefeito de Arapiraca, que deve acontecer no dia primeiro de outubro no Bosque das Arapiracas, como o Blog Bastidores adiantou, a executiva estadual do partido continua agindo para tentar inviabilizar a candidatura dele.

O presidente do diretório municipal do MDB em Arapiraca, José de Macedo, recebeu ofício assinado pelo senador Renan Calheiros, que é também presidente da Comissão Executiva Estadual do partido, informando sobre procedimento instaurado para dissolução do diretório municipal. No documento, é dado prazo de cinco dias para o diretório municipal apresentar uma devesa prévia, por escrito, e informada também a possibilidade de defesa oral de 20 minutos no julgamento que está marcado para o dia 25 de setembro, na sede do MDB/Alagoas, em Maceió.


De acordo com informações de correligionários, o estatuto do partido permite que o diretório estadual dissolva o diretório municipal e define também que as decisões tomadas pelas executivas superiores devem ser seguidas pelo diretório municipal. Essas medidas são uma tentativa de inviabilizar a candidatura do vice-prefeito Luciano Barbosa, tornando nula a ata da convenção realizada no dia 15 de setembro, que decidiu pela formação da chapa “Para Arapiraca voltar a crescer”, com Luciano Barbosa como candidato a prefeito de Arapiraca e Rute Pereira (PL) - irmã do deputado Ricardo Nezinho - como vice, além de uma lista com 25 candidatos a vereador, incluindo três parlamentares que pretendem disputar a reeleição: Rogério Nezinho, também irmão de Ricardo Nezinho, Léo Saturno e Fábio Henrique.

No sistema DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral constam três atas de convenção do MDB. Duas do diretório municipal e uma do diretório estadual, de convenção ocorrida no dia 16 de setembro, em que os filiados do partido se recusaram a votar na formação da lista de candidatos a vereador e na formação de uma chapa majoritária com Ricardo Nezinho e Daniel Barbosa, filho do Luciano Barbosa. Sem votos, essa ata foi concluída com a decisão que o partido não terá candidatos em Arapiraca, nem na eleição majoritária e nem na proporcional.

Nos corredores do MDB o que se fala é que a decisão do vice-governador atrapalha os planos do clã dos Calheiros, uma vez que Renan Filho, que está no segundo mandato de governador, deve se candidatar ao Senado em 2022, e ele contaria com Luciano para assumir o governo nos meses finais do mandato.

Mesmo com o processo de dissolução do diretório municipal, o vice-governador segue confiante na sua candidatura em Arapiraca. Barbosa já teria protocolado o registro de candidatura e a equipe dele já estaria trabalhando na confecção do material gráfico da campanha, mesmo sabendo que a decisão final sobre a candidatura deve acabar nas esferas superiores da Justiça, confiante com uma decisão favorável, uma vez que a convenção realizada pelo diretório estadual teria ocorrido fora do prazo, e, portanto, não teria validade legal; enquanto a dissolução do diretório municipal só vai ocorrer em período posterior a ata que formou a chapa ser protocolada na Justiça Eleitoral.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos