Bastidores
MDB inicia processo para dissolver diretório em Arapiraca e tentar impedir candidatura de Barbosa
Senador Renan Calheiros enviou ofício a José de Macedo informando sobre julgamento na sexta (25)

Enquanto o vice-governador Luciano Barbosa (MDB) se debruça sobre os preparativos de sua campanha para prefeito de Arapiraca, que deve acontecer no dia primeiro de outubro no Bosque das Arapiracas, como o Blog Bastidores adiantou, a executiva estadual do partido continua agindo para tentar inviabilizar a candidatura dele.
O presidente do diretório municipal do MDB em Arapiraca, José de Macedo, recebeu ofício assinado pelo senador Renan Calheiros, que é também presidente da Comissão Executiva Estadual do partido, informando sobre procedimento instaurado para dissolução do diretório municipal. No documento, é dado prazo de cinco dias para o diretório municipal apresentar uma devesa prévia, por escrito, e informada também a possibilidade de defesa oral de 20 minutos no julgamento que está marcado para o dia 25 de setembro, na sede do MDB/Alagoas, em Maceió.

De acordo com informações de correligionários, o estatuto do partido permite que o diretório estadual dissolva o diretório municipal e define também que as decisões tomadas pelas executivas superiores devem ser seguidas pelo diretório municipal. Essas medidas são uma tentativa de inviabilizar a candidatura do vice-prefeito Luciano Barbosa, tornando nula a ata da convenção realizada no dia 15 de setembro, que decidiu pela formação da chapa “Para Arapiraca voltar a crescer”, com Luciano Barbosa como candidato a prefeito de Arapiraca e Rute Pereira (PL) - irmã do deputado Ricardo Nezinho - como vice, além de uma lista com 25 candidatos a vereador, incluindo três parlamentares que pretendem disputar a reeleição: Rogério Nezinho, também irmão de Ricardo Nezinho, Léo Saturno e Fábio Henrique.
No sistema DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral constam três atas de convenção do MDB. Duas do diretório municipal e uma do diretório estadual, de convenção ocorrida no dia 16 de setembro, em que os filiados do partido se recusaram a votar na formação da lista de candidatos a vereador e na formação de uma chapa majoritária com Ricardo Nezinho e Daniel Barbosa, filho do Luciano Barbosa. Sem votos, essa ata foi concluída com a decisão que o partido não terá candidatos em Arapiraca, nem na eleição majoritária e nem na proporcional.
Nos corredores do MDB o que se fala é que a decisão do vice-governador atrapalha os planos do clã dos Calheiros, uma vez que Renan Filho, que está no segundo mandato de governador, deve se candidatar ao Senado em 2022, e ele contaria com Luciano para assumir o governo nos meses finais do mandato.
Mesmo com o processo de dissolução do diretório municipal, o vice-governador segue confiante na sua candidatura em Arapiraca. Barbosa já teria protocolado o registro de candidatura e a equipe dele já estaria trabalhando na confecção do material gráfico da campanha, mesmo sabendo que a decisão final sobre a candidatura deve acabar nas esferas superiores da Justiça, confiante com uma decisão favorável, uma vez que a convenção realizada pelo diretório estadual teria ocorrido fora do prazo, e, portanto, não teria validade legal; enquanto a dissolução do diretório municipal só vai ocorrer em período posterior a ata que formou a chapa ser protocolada na Justiça Eleitoral.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento
