Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Tite vai ter que recorrer ao futebol brasileiro para substituir

Clubes da Premier League (Inglaterra) e da La Liga (Espanha) não vão liberar jogadores convocados para a rodada tripla das Eliminatórias. A princípio, a seleção brasileira terá 11 desfalques

25/08/2021 07h07 - Atualizado em 25/08/2021 13h01
Tite vai ter que recorrer ao futebol brasileiro para substituir

E agora, Tite? Que a festa nem começou.

O técnico da seleção brasileira tem um "B.O" enorme para resolver. Isso porque nesta terça-feira (24) a Premier League (Inglaterra) divulgou comunicado informando que a Liga e os clubes não vão liberar jogadores convocados para suas seleções. Logo em seguida, a La Liga (Espanha) e seus clubes adotaram a mesma posição.

A razão principal para o arbítrio, especialmente na Inglaterra, é que os atletas iriam disputar partidas em países da "zona vermelha" do Reino Unido (risco de contaminação por Covid-19). Uma vez que, caso viajassem, todos os atletas precisariam de pelo menos 10 dias de quarentena para volta às atividades normais.

A FIFA ainda não se pronunciou sobre os casos. No entanto, são decisões que vão de encontro as normas da entidade: que obriga os clubes a liberarem os atletas. Por isso, podem ser revogadas.

No caso do Brasil, o impacto é gigante. São 11 desfalques para os jogos contra Chile, em Santiago, dia 02/09; a Argentina, na Neo Química Arena, no dia 05/09; e Peru, na Arena de Pernambuco no dia 09/09.

Os desfalques: Alisson (Liverpool), Ederson (M. City), Thiago Silva (Chelsea), Éder Militão (Real Madrid), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Fred (M. United), Gabriel Jesus (M. City), Richarlison (Everton), Raphinha (Leeds) e Roberto Firmino (Liverpool).

Serão ausências relevantes, já que pelo menos quatro desses atletas são titulares. No entanto, Tite tem algumas opções e peças de reposição - especialmente no futebol brasileiro.

Fiz uma lista e separei alguns jogadores que podem substituir os "barrados no baile".

Na reposição imediata: os goleiros Santos (Athletico-PR), João Paulo (Santos); os zagueiros Nino (Fluminense) e Léo Ortiz (RB Bragantino); os meio-campistas William Arão (Flamengo), Danilo (Palmeiras) e Gerson (Olympique de Marselhe); os atacantes Hulk (Atlético-MG), Bruno Henrique (Flamengo), Antony (Ajax) e Dudu (Palmeiras).

Outros nomes também figuram - pessoal - na lista: o goleiro Everson (Atlético-MG); os zagueiros Marcelo Benevenuto (Fortaleza), João Victor (Corinthians) e Renan (Palmeiras); os meio-campistas Edenilson (Internacional) e Patrick de Paula (Palmeiras) e Lucas Evangelista (RB Bragantino); os atacantes Arthur Cabral (Basel), Malcolm (Zenit) e Paulinho (Bayer Leverkusen).

Entretanto, outro problema poderá acontecer se a situação de substituição for concreta. Isso porque, os 'prejudicados' da vez seriam os clubes brasileiros - que perderiam jogadores em jogos importantes.

Mesmo com todos estes contratempos, acredito que possa ser uma ótima chance para dar oportunidade para outros jogadores. Alguns que, inclusive, já poderiam estar em outras convocações. Pelo momento, desempenho e qualidade.

No mais, espero que Tite consiga sanar tal problema. Agregando atributos. Sem 'inventar', principalmente.

Arquivos