Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Seleção brasileira de Tite está tão previsível quanto a presença da cerveja no churrasco

Jogando em Caracas, o Brasil venceu a Venezuela por 3 a 1 de virada e mantém os 100% nas Eliminatórias da Copa do Mundo

08/10/2021 09h09 - Atualizado em 08/10/2021 16h04
Seleção brasileira de Tite está tão previsível quanto a presença da cerveja no churrasco

Futebol, cerveja e churrasco. Para quem curte e gosta, a combinação perfeita.

Imperfeito mesmo, está o atual desempenho da seleção brasileira. A performance do Brasil continua abaixo do esperado, do que se pode e do que se deve. Embora seja líder das Eliminatórias, com 100% de aproveitamento.

O jogo desta quinta-feira, contra a Venezuela ficaram claras algumas deficiências do time do técnico Tite - que não teve seu principal jogador, Neymar. Mas esse não foi o motivo para o jogo ruim.

Um time pouco agressivo, minimamente intenso, lento e pragmático. Quando tinha a bola, o Brasil teve dificuldade na construção e criação de jogadas. Muito pela falta de aproximação dos jogadores de meio, que ficavam encaixotados na marcação do time venezuelano.

A falta velocidade na transição ofensiva, na troca de passes, junto da quase que inexistente movimentação, fazia com que a defesa da Venezuela se mantivesse organizada. Especialmente em seu balanço defensivo. Quando se postava com sua característica linha de cinco, com o contra-ataque armado.

Houve uma considerável melhora após as mudanças no segundo tempo. Especialmente com jogadores de características que potencializam as jogadas individuais e de velocidade. Justamente um artifício que quebra linhas.

No mais, mais do mesmo.

A impressão que fica e transparece é que o time estagnou. Parou. Estancou. O baixo repertório as poucas variações e alternativas ofensivas foram aparentes. Mais uma vez.

Um time extremamente previsível, burocrático e "quadrado". Que é muito organizado taticamente, tem números e estatísticas extraordinários, porém, pouco produz. Pouco cria. Pouco.

Os conceitos e princípios de Tite são compreensíveis, mas ele precisa fazer esse time jogar mais. Muito mais. Criando ações que possam, principalmente, potencializar o individualidade dos jogadores. 

Porque se continuar do jeito que está, as perspectivas vão diminuir cada vez mais. Aumentando a desconfiança - tão alta quanto o preço da carne do churrasco.

Arquivos