Bastidores
Ministro Edson Fachin bloqueia 50% da receita de Alagoas com outorga de serviços de água e esgoto
Recursos são provenientes do pagamento da outorga dos serviços de água e esgoto da região metropolitana

Em decisão proferida nesta quarta-feira (03/11), o ministro do STF Edson Fachin determinou o bloqueio, nas contas do estado, de 50% do valor pago pela BRK ambiental pela outorga dos serviços de água e esgoto da região metropolitana da capital, que eram operados pela Casal. Os valores correspondem a R$ 1 bilhão e já se encontram na conta do governo do estado.
O mais recente episódio da querela entre estado e municípios é resultado de uma ação impetrada pelo PSB, partido do prefeito da capital, JHC, sobre o governo de Renan Filho, que comemorava os 2 bi em caixa para transformar Alagoas num canteiro de obras – e consequentemente vitaminar as candidaturas do seu campo político.
Por outro lado, a canetada do ministro favorece JHC, que tem se empenhado nos últimos meses na oposição ao governador – e também garante que o executivo não fará uso dos recursos até decisão final. O clima é de duelo: durante o feriadão, Renan respondeu a um post de JHC que comemorava o retorno de uma linha aérea da TAP, chamando-o de “prefeito caroneiro”.
Com a decisão, Fachin bloqueia o dinheiro da conta do estado e evita que ele seja gasto até a decisão final do plenário sobre o destino dos R$ 2 bilhões: governo estadual ou muinicípios. Até o momento, Só Fachin que é o relator do caso, votou. O Procurador-Geral da Rtepública, Augusto Aras, e a Advocacai Geral da União (AGU) também já haviam se manifestado a favor da divisão da outorga entre estado e municípios.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Video flagra suposta troca de comida por votos em eleição do PT, em Maceió

Brics defendem pagamento de direito autoral para uso em IA

Crianças são salvas por vizinho durante incêndio em prédio de Paris

Filiados do PT vão às urnas em Alagoas para escolher novos dirigentes

Bruna Biancardi posta fotos de Mel, sua segunda filha com Neymar: 'Te amamos'
