Blog do André Avlis
CRUZEIRO: Clube mantém filosofia de utilizar meninos da base no profissional
Na vitória por 3 a 1 contra o Zumbi, pela Copa Alagoas, nove jogadores da base estavam entre os relacionados
Velhos hábitos - e bons hábitos - do que é chamado de um novo projeto.
O Cruzeiro renasceu em 2019 com uma nova composição. Outras e novas pessoas; outras ideias e novos planos.
A obrigatoriedade de começar com as categorias de base foi tratada como algo natural do que já estava planejado. Estruturar e dar oportunidade aos meninos para que, no futuro, eles pudessem ser aproveitados no que foi iminente: a profissionalização do clube.
E assim, o que foi plantado e implantado começa a ganhar notoriedade. A intenção e o propósito de ser um clube formador.
Já no primeiro campeonato profissional disputado e conquistado, o Campeonato Alagoano da 2ª Divisão de 2021, o clube utilizou vários garotos vindos da base.
No último jogo, pela Copa Alagoas 2022, na vitória por 3 a 1 contra o Zumbi, o Cruzeiro relacionou nove jogadores da base. Três deles como titulares.
O lateral-direito Lalinho, o volante Lucas e o meia Bruninho (autor de um dos gols) iniciaram a partida. Pedro, que atua como volante e zagueiro entrou no decorrer do jogo.
No banco de reservas estavam os meias Luquinhas e João Vieira; o volante Guilherme; e os atacantes Danilo e Paquetá.
Além disso, outros garotos estão incorporados no time profissional e seguem participando dos treinamentos da equipe.
É um evidente conceito que está sendo mantido. Daquilo que foi idealizado e continua sendo colocado em prática. Aquele velho e bom hábito que citei lá no começo do texto.
A esperança expectativa é que não seja algo efêmero ou finito. Que permaneça e progrida. Pois será bom para os meninos e principalmente para o clube.