Bastidores
Fenômeno em 2016, Lobão quer repetir explosão de votos agora na UB de Marcelo Victor
Em 2016, disputando sua primeira eleição, o músico foi o vereador mais votado da capital
Há seis anos, nas eleições municipais da capital alagoana, o mundo político conhecia o seu mais novo fenômeno: Anivaldo Lobo, mais conhecido como Lobão, recebia do maceioense nada menos do que 24.969 votos – quantidade que teria sido suficiente para que se elegesse deputado estadual nas eleições anteriores, em 2014.
Algo aconteceu dois anos depois, e a explosão de votos de 2016 transformou-se em frustração em 2020, quando o vereador conseguiu apenas 3.471 votos – número insuficiente para renovar seu mandato na câmara de Maceió. Lobão havia se transferido para o MDB, em um chapão complicado eleitoralmente.
Em 2022, ele garante que será diferente. Lobão mais uma vez será candidato, desta vez à Câmara Federal. Está filiado ao UB de Marcelo Victor, e diz que “dialogou bastante com o grupo” para poder chegar a ideia de ser deputado federal. Fala em chegar a Brasília e defender pautas progressistas, como a descriminalização do uso clínico da Cannabis (substância ativa encontrada na maconha).
Mas como defender pautas de esquerda num congresso conservador? Lobão garante que, mesmo na UB, vai dialogar com todos – porém, tem preferência que na presidência esteja Lula. “Dialogo com todas as correntes, mostrei isso como vereador da capital, mas creio que o melhor para o país neste momento seja Lula”, afirmou.
Lobão será candidato a deputado federal, mas ganhará alguns meses de mandato como deputado estadual, se forem mantidas as previsões de renúncia do governador Renan Filho, e Paulo Dantas for eleito governador tampão, já que é o primeiro suplente da chapa de Dantas. “Conversei com Paulo Dantas, e ele se mostrou bastante favorável a várias pautas minhas”, diz.
O desafio de Lobão é conseguir mobilizar novamente suas bases, quase toda na periferia da capital, agora como deputado estadual. Terá alguma estrutura para trabalhar, mas terá pouco tempo – talvez tempo insuficiente para se viabilizar.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
‘Eu tenho certeza que nós vamos reverter essa situação’, diz Marcos Madeira sobre decisão do TRF5
Governador sanciona lei que garante adesão de AL ao Regime Emergencial do diesel
[Vídeo] Homem suspeito de envenenar cães é procurado pela polícia em Maceió
Casa do Empreendedor de Limoeiro de Anadia conquista Selo Diamante do Sebrae
Anvisa suspende fabricação e determina recolhimento de produtos da marca Ypê
