Bastidores

Bastidores

Bastidores

Fenômeno em 2016, Lobão quer repetir explosão de votos agora na UB de Marcelo Victor

Em 2016, disputando sua primeira eleição, o músico foi o vereador mais votado da capital

18/02/2022 07h07
Fenômeno em 2016, Lobão quer repetir explosão de votos agora na UB de Marcelo Victor

Há seis anos, nas eleições municipais da capital alagoana, o mundo político conhecia o seu mais novo fenômeno: Anivaldo Lobo, mais conhecido como Lobão, recebia do maceioense nada menos do que 24.969 votos – quantidade que teria sido suficiente para que se elegesse deputado estadual nas eleições anteriores, em 2014.

Algo aconteceu dois anos depois, e a explosão de votos de 2016 transformou-se em frustração em 2020, quando o vereador conseguiu apenas 3.471 votos – número insuficiente para renovar seu mandato na câmara de Maceió. Lobão havia se transferido para o MDB, em um chapão complicado eleitoralmente.

Em 2022, ele garante que será diferente. Lobão mais uma vez será candidato, desta vez à Câmara Federal. Está filiado ao UB de Marcelo Victor, e diz que “dialogou bastante com o grupo” para poder chegar a ideia de ser deputado federal. Fala em chegar a Brasília e defender pautas progressistas, como a descriminalização do uso clínico da Cannabis (substância ativa encontrada na maconha).

Mas como defender pautas de esquerda num congresso conservador? Lobão garante que, mesmo na UB, vai dialogar com todos – porém, tem preferência que na presidência esteja Lula. “Dialogo com todas as correntes, mostrei isso como vereador da capital, mas creio que o melhor para o país neste momento seja Lula”, afirmou.

Lobão será candidato a deputado federal, mas ganhará alguns meses de mandato como deputado estadual, se forem mantidas as previsões de renúncia do governador Renan Filho, e Paulo Dantas for eleito governador tampão, já que é o primeiro suplente da chapa de Dantas. “Conversei com Paulo Dantas, e ele se mostrou bastante favorável a várias pautas minhas”, diz.

O desafio de Lobão é conseguir mobilizar novamente suas bases, quase toda na periferia da capital, agora como deputado estadual. Terá alguma estrutura para trabalhar, mas terá pouco tempo – talvez tempo insuficiente para se viabilizar.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos