Blog do André Avlis
CAMPEONATO ALAGOANO: Fora o baile! - ASA quebra tabu, anula o CRB e goleia no Rei Pelé
Com gols de Anderson Feijão, Júnior Viçosa, Xande e Lucas Gaspar, ASA vence o CRB em jogo válido pela sexta rodada do estadual
Vitória e goleada gigante do Gigante.
Pela 6ª rodada do Campeonato Alagoano, ASA vence o CRB por 4 a 1. Gols foram marcados por Anderson Feijão, Júnior Viçosa, Xande e Lucas Gaspar; Longuine descontou para o time maceioense.
Um tabu foi, enfim, quebrado. Alvinegro não vencia o Galo jogando no Rei Pelé desde o dia 07/06/2014. Quando bateu o alvirrubro por 2 a 0.
O jogo:
Aos quatro minutos, golaço de falta de Anderson Feijão; aos seis minutos, de cabeça, Júnior Viçosa. O início dos sonhos para um time que tinha uma estratégia montada e bem definida.
O ASA entrou em campo com um plano tático para ser reativo. Interino, Jota, montou o time no esquema 4-5-1, variando para o 4-4-2 e a "sanfona" no 5-4-1 (quando havia a dobra na marcação dos corredores).
Após os gols, o CRB teve posse de bola, domínio territorial e volume de jogo. No entanto teve pouca efetividade na parte da criação e abusou de bolas aéreas. Muito pela compactação e organização tática alvinegra.
No segundo tempo, o Galo fez o que se esperava: adiantou suas linhas, colocou mais gente no setor de ataque. Porém, tinha o mesmo problema de ter pouca competência - especialmente no último passe.
O ASA manteve sua estrutura tática, mas mudou a postura. Teve manutenção da estratégia de contra-ataque; a diferença foi a eficácia da transição ofensiva. Principalmente nas escapadas de Xande (autor do gol, aos 5 minutos).
Na pressão que se misturou com desespero, aos 31, Rafael Longuine diminuiu para o CRB. Logo após a mudança no ímpeto, o técnico alvinegro reforçou a marcação no meio e dobrou as marcações na lateral.
No finzinho do jogo, para sacramentar, Lucas Gaspar fecha a conta e a goleada para o Alvinegro.
Opinião:
O plano tático montado pelo técnico Jota foi quase que impecável. Ajustou suas linhas, compactou o meio de campo e encaixotou a equipe do CRB. Teve compreensão e entendimento tático. Um nó. Daquele que soube e sabia de suas limitações, mas mostrou que futebol se resolve em campo.
Vitória e goleada Gigante do ASA. Por puro merecimento. Pela entrega, concentração e êxito na execução de sua estratégia.
Um sonoro 4 a 1. Fora o Baile!