Bastidores
O peso de Marcelo Victor perder o controle da UB para Arthur Lira
O Blog Bastidores explica quais os caminhos possíveis caso o presidente da ALE perca a presidência da maior legenda do país – e a mais rica

O ‘bicho tá pegando’ em Brasília, pelo controle do maior partido do país em Alagoas – o União Brasil (UB). Arthur Lira por lá já está, e Marcelo Victor embarcou sem dia para voltar, a fim de garantir a legenda (e os recursos) para a difícil campanha deste ano.
O cenário neste momento é mais complexo para o presidente da ALE, Marcelo Victor. Isto porque o projeto de comandar o estado com um mandato tampão de Paulo Dantas e sua consequente reeleição passa pelo controle da UB, pela formação do chapão e pelo comando do governo do estado. Esta engrenagem só funciona se estiver conectada – e neste momento, o comando do partido está em perigo.
Para ilustrar melhor o problema que MV está tentando resolver na capital federal, dividimos a questão em tópicos:
- Há um acordo para eleger Paulo Dantas governador, que está fechado com pelo menos 15 deputados (são necessários 14 votos para a vitória na eleição suplementar).- - Este acordo inclui, para os que escolherem se filiar a UB, uma pomposa ajuda financeira do fundo eleitoral – que segundo fontes fidedignas, gira em torno de R$ 40 milhões para Alagoas.
- - Os deputados que não se filiarem a UB mas escolherem votar em Paulo Dantas terão espaço político no seu futuro governo.
- - Com Arthur Lira “tomando” a UB de Marcelo Victor, resta a MV encontrar uma outra legenda que consiga bancar campanha do grupo de deputados (o que é difícil, dada a proximidade do fim da janela); ou encaixá-los no governo Dantas.
- - Esta possibilidade não contempla vários deputados do grupo, já que espaço no governo não significa necessariamente recursos para campanha; com isso, MV avalia que pode haver “traições” na eleição.
- - Como a margem de manobra dos votos é pequena (são necessários 14 e o grupo de MV gira entre 15 e 16 parlamentares) a eleição tampão de Dantas depende do resultado desta negociação.
- - Sem acordo e rompido com Marcelo Victor, Arthur pode direcionar os deputados do grupo a outra candidatura – a única posta até o momento é a de Davi Maia (PSDB). Jó Pereira, Ângela Garrote, Tarcizo Freire e Davi Davino Filho são os deputados próximos a Lira. Davi e Cabo Bebeto votam juntos. Olavo Calheiros e Antonio Albuquerque não votam com MV.
Para Marcelo Victor, é possível reverter a situação e retomar a UB em Alagoas? Para alguns colunistas políticos e analistas a resposta é sim, mas não é uma equação fácil – principalmente porque do lado oposto está um dos mais poderosos políticos do Brasil no momento atual.
Este é o cenário – de fortes emoções na reta final de janela partidária... e o relógio corre contra Marcelo Victor.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Advogado de Bolsonaro diz que asilo na Argentina foi 'sugestão' e que ex-presidente descartou

Caminhão colide na traseira de carreta na BR-101 e carga é saqueada em Novo Lino

Jovem é assassinado dentro de casa no município de Passo de Camaragibe

Cerca de mil quilos de queijo são apreendidos em laticínio clandestino no Sertão de AL

PF desarticula esquema de envio de drogas de SP para Arapiraca pelos Correios
