Bastidores

Bastidores

Bastidores

[Vídeo] Arthur Lira escala ministro de Bolsonaro para rebater paralisação do Canal do Sertão

Rogério Marinho gravou vídeo afirmando que governo investiu no canal e que Renan Filho queria executar trecho investigado por superfaturamento

16/03/2022 18h06 - Atualizado em 16/03/2022 19h07
[Vídeo] Arthur Lira escala ministro de Bolsonaro para rebater paralisação do Canal do Sertão

O ministro do desenvolvimento regional do governo Bolsonaro, Rogério Marinho, criticou as declarações do governador Renan Filho sobre o canal do sertão, dadas em visita à cidade de Água Branca na última sexta-feira (11). Marinho afirmou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que “narrativas estão sendo colocadas como verdade”.

O ministro se referiu ao fato de Renan Filho dizer, em Água Branca, que o canal do sertão alagoano está com as obras paralisadas, por falta de envio de recursos do governo federal. Ao tempo em que negou as acusações, Rogério também atacou o governador, afirmando que Renan insistiu com o ministério para que fosse construído um trecho do canal cuja licitação é investigada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

“O governador insistiu com nosso ministério para que nós déssemos ordem de serviço para a quinta etapa desse canal, uma licitação de 2010 que tem seis acórdãos do Tribunal de Contas da União. Todos eles mostrando a inviabilidade de se trabalhar essa licitação porque havia um sobre preço, ou seja, um preço acima do mercado na época, de mais de 50 milhões de reais, além de uma série de outras irregularidades”, disse o ministro.

Ainda segundo Marinho, Bolsonaro investiu nas obras do canal do sertão, além de construir adutoras que levam as águas do canal para o povo. “O governo investiu 180 milhões de reais e concluiu a 4ª etapa desse canal, permitindo que 113 mil alagoanos tivessem potencialmente acesso a agua. Investimos mais de 90 milhões de reais em adutoras e uma série de obras acessórias com ajuda da bancada federal, inclusive do presidente da câmara dos deputados, Arthur Lira, do ex-senador Benedito de Lira e vários integrantes da bancada federal”, afirmou.

Duas questões ficam evidentes na divulgação atípica de um vídeo de ministro de estado, provavelmente montado por uma produtora profissional, atacando um governador de estado: Bolsonaro irá, durante as eleições, dar atenção especial aos Calheiros em Alagoas. Além de montar um palanque que lhe permita ser bem votado, o presidente também se empenhará na missão de impor uma derrota a Renan Filho.

Outra questão objetivamente clara é que Arthur Lira – a quem foram direcionadas as críticas de Renan Filho em Água Branca – é o gerente de fato de algumas pastas do governo Bolsonaro, inclusive a de Rogério Marinho. O vídeo do ministro veio à tona alguns dias depois das declarações do governador serem abordadas pela imprensa local. Lira não falou (ainda), mas apressou-se em escalar um de seus prepostos para fazê-lo.

Apertem os cintos; a eleição em Alagoas reserva fortes emoções...

Veja o vídeo do ministro Rogério Marinho:

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos