Blog do André Avlis
COPA ALAGOAS: Após início ruim, ASA equilibra as ações, é cirúrgico e vence o Coruripe
Pelas quartas de final da Copa Alagoas, ASA vence o Coruripe por 1 a 0 com gol de Wendell e consegue classificação para a fase de semifinal
Classificação às semifinais assegurada.
Jogando no Estádio Gerson Amaral, ASA vence o Coruripe por 1 a 0 e está classificado para a semifinal. Gol foi marcado pelo lateral-esquerdo, Wendell.
Alvinegro enfrentará o Aliança, no próximo sábado (19), às 15h, no Estádio Universitário da UFAL.
Análise:
O técnico alvinegro, Arnaldo Lira, manteve a escalação e a estrutura tática da última partida. Um 4-2-3-1 bem definido e as duas linhas de quatro ao se recompor defensivamente.
Houve um certo equilíbrio e muito jogo de meio de campo até os 20 minutos. Depois disso, o Coruripe foi superior.
Aproveitando que o time do ASA estava espaçado e tinha uma recomposição lenta, tinha o camisa 10, Palhinha, jogando entre as linhas e nas costas dos volantes.
O meia conseguiu articular a maior parte das jogadas; que aliadas a transição ofensiva em velocidade, fez o time produzir, ter mais volume de jogo e criar chances de gol.
Foi um primeiro tempo com domínio do Coruripe e uma atuação abaixo da equipe do ASA - que demorou para entrar no jogo.
No segundo tempo, a postura alvinegra mudou. Adiantou um pouco as linhas e apertou a marcação - mesmo quando o Coruripe espelhou o sistema para obstruir a saída de três do time arapiraquense.
O jogo ficou equilibrado. Com o ASA mais compacto, os contragolpes começaram a aparecer. De ambas as partes.
Aconteceram mudanças na equipe alvinegra que anularam o que o Coruripe tinha de melhor: a flutuação e a saída em velocidade.
Arnaldo Lira tirou Anderson Feijão e colocou Assis na lateral-esquerda, adiantando Wendell para o meio.
Tal deslocamento fez uma 'trinca' e foi montado um funil na marcação. O que fez com que o jogo de flutuação do articulador alviverde fosse praticamente anulado.
Explicando: o sistema, com o deslocamento, foi modificado. Ora o time se posicionava num 4-1-4-1, ora num 4-5-1 (tendo na segunda linha Marcos Antônio, Fidélis e Wendell de volantes; Xandy e Gutti abertos para auxiliar, também, os laterias na parte defensiva).
A partir daí, o jogo ficou mais franco. Com o ASA mais consistente defensivamente, compactado e tendo uma transição ofensiva mais organizada.
Foi aí que aos 38 minutos, em uma dessas escapadas, o Alvinegro encaixou uma jogada em passes rápidos e conseguiu marcar seu gol.
Por fim, defesa organizada e resultado assegurado.
Opinião: ASA
Apesar de ser início de trabalho do técnico Arnaldo Lira, pouco me agrada uma formação com um volante variando entre fechar espaços e auxiliar o lateral na marcação (caso do Gutti).
O time perde em velocidade na transição ofensiva, amplitude e profundidade. Ficando meio capenga. Pois a 'válvula de escape' pende e tende a sobrecarregar apenas um lado.
Foi uma vitória importante. No entanto, como sempre cito: elas escondem erros. E hoje isso aconteceu.
Um time espaçado, sem encontrar o tempo de espaço para compactar, pouco efetivo no setor de crianção e lento na saída e construção de jogadas (especialmente no primeiro tempo).
Contudo, são fatores que podem ser ajustados. Para que haja harmonia na parte tática e técnica.
No mais, gigante vitória do Gigante.
Arquivos
Últimas notícias
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Apenas um em cada quatro trabalhadores por conta própria tem CNPJ
Polícia deflagra Operação Folhas Secas e cumpre mandado contra organização criminosa em Santana Ipanema
