Bastidores

Bastidores

Bastidores

Renan Filho consegue manter apoio de 7 dos 8 grupos políticos que ocupavam secretarias de estado

Única família que deve votar em outro senador são os Albuquerque, do ex-secretário do Trabalho Arthur

06/04/2022 18h06
Renan Filho consegue manter apoio de 7 dos 8 grupos políticos que ocupavam secretarias de estado

O prazo de desincompatibilização para os agentes públicos, encerrado no último dia 02, manteve o apoio da maioria dos grupos políticos à candidatura do agora ex-governador Renan Filho (MDB). Dos oito grupos, famílias ou partidos que ocupavam o primeiro escalão do estado, somente um deixou o governo rompido com Renan.

Antes de prosseguir, uma observação importante: neste texto, optamos por colocar apenas secretários que pediram exoneração para concorrer às eleições, que fazem parte de grupos políticos distintos do MDB de Renan Filho. Outros três secretários que saíram – Alexandre Ayres (saúde), Rafael Brito (educação) e Alfredo Gaspar (Segurança) eram considerados da cota pessoal do ex-governador, portanto não entraram na conta.

Arthur Albuquerque, filho do deputado Antônio Albuquerque e ex-titular da Secretaria de Trabalho, saiu reclamando da falta de apoio em sua passagem pela pasta – pura política, já que deixou o governo para assumir a disputa pelo mandato de deputado estadual, pelo Republicanos.

Os sete demais grupos continuam apoiando Renan para o senado – mesmo que alguns não votem no seu candidato ao governo, Paulo Dantas: PT (com a Semudh), Pereiras (com a Semarh), Marx Beltrão (com a Seagri), Loiolas (com a Secult), Pessoas (com a Seades), Maurício Quintella (com a Seinfra) e Marcius Beltrão (com a Sedetur).

Desses, alguns devem votar em Dantas: PT, Loiolas, Pessoas, Maurício Quintella e Marx Beltrão. Já o outro nicho da família Beltrão, formado por Marcius e Marcelo (prefeito de Coruripe) e Pereiras devem ficar com o majoritário de Arthur Lira, mas fecham com Renan Filho para o senado.

Assim é a previsão, considerando que há ainda a possibilidade da outra metade dos Beltrão também dedicar algumas bases a Renan – neste caso, somente os Pereiras votariam em outro candidato ao governo, por motivos óbvios.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos